Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
O MARKETING E O IFRR: um exemplo de erros e acertos
Georgia patrícia da Silva 1
Anna Paula Pereira Félix 2
Érica Cecília Neves 3
1. Orientadora, Doutoranda em Políticas Públicas UFMA -IFRR
2. Bolsista do PIBICT - IFRR
3. Bolsista do PIBICT - IFRR
INTRODUÇÃO:
Desde a sua constituição, as instituições de ensino têm passado por inúmeros processos de mudanças os quais requerem pessoas responsáveis pela área de Marketing, para pensar nas melhores estratégias e avaliação de imagem, manutenção e captação de novos alunos. O atual Instituto Federal de Roraima, IFRR, passou por várias alterações. Em 1993, era Escola Técnica Federal de Roraima; em 2000, passou a ser CEFET-RR. Com tanta mudança de nome, de estrutura e também de pessoas, percebe-se que a comunidade externa não absorveu toda essa metamorfose. A pesquisa teve o intuito de analisar e obter informações sobre a escolha de alunos do terceiro ano do ensino médio, sobre instituições de ensino superior, para vestibular e a percepção dos mesmos sobre o curso do nível superior oferecido pelo IFRR no campus de Boa Vista. Sabe-se que os aportes financeiros dos IFs dependem dos resultados das atividades realizadas, e se não houver demanda suficiente de alunos, haverá problemas no futuro. Por esse motivo, é necessário entender que a natureza peculiar do marketing com suas ferramentas pode estar estritamente associada à promoção dos valores, sobretudo da missão educacional e dos programas desenvolvidos, resultando numa maior comunicação, prospecção, retenção do público-alvo.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi de caráter quantitativo. A ferramenta para coleta de dados primários, da primeira fase, foi um questionário estruturado, composto de 16 questões fechadas de múltipla escolha e três abertas. A amostra constituiu-se de 4 escolas, (3 públicas e 1 privada) na cidade de Boa Vista. O critério de seleção das escolas foi por acessibilidade, ou seja, seriam escolhidas as que mostraram interesse em colaborar na aplicação do instrumento de coleta de dados junto aos alunos do terceiro ano do ensino médio. A fim de validar o instrumento de coleta de dados, foi realizado um pré-teste. Após a realização da pesquisa, obteve-se um retorno de 140 questionários respondidos, mas só 121 foram validados.
RESULTADOS:
Como resultado da pesuisa, percebeu-se que os respondentes não têm interesse em fazer vestibular para o IFRR, na medida em que apresentaram disposição para se inscrever em outra instituicao pública ou recorrer às faculdades pridavas da cidade
No tópico sobre propaganda o IFRR, pareceu com pouca repercussão nos recursos comunicacionais. A maioria tem informação sobre IFRR em função de comentários de amigos e/ou familiares e um pouco obtida pela internet. Assim, o maior meio de divulgação do IFRR junto ao público pesquisado tem sido o “boca a boca”, principalmente de pais e dos próprios alunos.
Sobre as mudanças de siglas ou nomenclaturas utilizadas pela instituição nos últimas duas décadas, nota-se que o nome IFRR ainda é desconhecido. Um percentual considerável de respondentes apontou que não sabia o que era e nem onde ficava geograficamente.
Quanto à pergunta sobre o conhecimento da existência de cursos de nível superior nesta instituição, quase a metade das respostas foi de desconhecimento de tal modalidade de ensino.
Um ponto que chama atenção é que a imagem no ambiente externo do IFRR é satisfatória, mas pelas referências tidas da antiga Escola Técnica e do CEFET, porém não tem atingindo o público-alvo do curso superior.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o marketing do IFRR não é utilizado de forma adequada. Do ponto de vista dos entrevistados o IFRR ainda é visto como CEFET e Escola Técnica, portanto, não oferece cursos de nível superior. Acredita-se que o desconhecimento das ações desenvolvidas pelo IFRR significa a pouca demanda de alunos e, consequentemente, prejuízos futuros. O uso do marketing poderia aumentar a visibilidade e legitimação junto à comunidade e ainda estimular a demanda pelos cursos de nível superior.
Palavras-chave: Marketing , Ensino Superior, IFRR.