Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
Preservação do Bairro Praia Grande: entre o discurso ideal e a realidade concreta
Georgia patrícia da Silva 1
Anna Paula Pereira Félix 2
1. Orientadora do PIBICT e Doutoranda em Políticas Públicas - UFMA/IFRR
2. Bolsista do PIBICT
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se situa na continuidade do debate incitado por vários estudiosos sobre as metamorfoses dos centros históricos. Procura-se enunciar algumas contradições entre discursos e práticas manifestadas no espaço social e territorial do centro antigo de São Luís-MA, notadamente no bairro Praia Grande, tendo como pano de fundo o protagonismo do programa de revitalização versus atuação do poder público. O objetivo principal consistiu em analisar como o poder público vem atuando na questão da proteção do patrimônio histórico-cultural no contexto da refuncionalização turística. Os temas referentes a (re)apropriacao das áreas centrais antigas adquiriram na atualidade incontestável relevância, por que têm se apresentado frequentemente problemas com a implantação das políticas de revitalização urbana. Na maioria das vezes, os resultados das intervenções nos centros antigos são apresentados como fatos que só têm lado positivo, já que o movimento que seleciona a “memória oficial”, escolhida por governos em nome da tradição, dá supremacia para a valorização do acervo cultural arquitetônico, na busca de um passado “áureo” em detrimento de soluções plausíveis para as questões sociais que assolam essas áreas.
METODOLOGIA:
Do ponto de vista teórico-metodológico, a pesquisa é de caráter exploratório, permeada pela interdisciplinaridade, dado que emergiu do cruzamento de várias disciplinas. Isto significou a articulação de teorias, métodos e problemas da administração com os campos da sociologia, da política pública, da antropologia, da sociologia, da geografia. Foram consultados documentos institucionais relativos ao programa de preservação, partindo para a identificação de fatos e estratégias desveladas para sua implementação. Para analisar o bairro Praia Grande, recorreu-se ao tempo, ao espaço e às suas tessituras territoriais. Por isto não se buscou cortes rígidos do tempo, tampouco a determinação de períodos fatiados a partir de uma ótica racional ou somente das relações sociais. Considerou-se para a sua compreensão a materialidade e o dinamismo do território, a observação como meio em busca de apreender uma complexidade de fatos (sociais, culturais, políticos e econômicos) relacionados ao espaço.
RESULTADOS:
As metamorfoses por que passa o Bairro Praia Grande são visíveis do ponto de vista físico e simbólico. O poder público atuou preponderadamente na proteção do patrimônio histórico-cultural para implementar a refuncionalização turística. Gastou mais de ordem de 100 milhões de dólares, para “preservar” as edificações consideradas monumentais, mas pouco conseguiu resolver em relação ao problema de moradia e emprego nessa área. A utilização de recursos públicos nesse espaço foi muito orientada para a produção e consumo dos bens culturais. E os discursos para apresentar as benesses, proferidos por autoridades e intelectuais, recaíram incisivamente na ideologia da decadência, promovendo um jogo dialético entre elementos do passado e presente.
Sob o pretexto da revitalização, gastou-se uma quantidade enorme de recursos na realização de projetos, nos quais o poder público não se preocupou em verificar a eficácia de seus objetivos quando levados à prática, tendo reduzido os resultados ao discurso superficial da valorização da tradição com o resgate do passado áureo. Contudo, essa ideologia contribui para o culto narcisista do patrimônio com a fragmentação dos espaços culturais, o que impede a distinção de outros aspectos, tais como a pobreza e as contradições sociais remanescentes.
CONCLUSÃO:
Como conclusão, percebeu-se que a consciência preservacionista funcionou, neste contexto, como uma “invenção” e mercadorização da cultura. No âmbito da nova dinâmica urbana a que foi submetida, a Praia Grande, em favor do patrimônio, tornou-se um lócus privilegiado, de oportunidades de investimentos rentáveis ao poder político, o que acabou resultando em novas relações que não podem ser reduzidas apenas ao atual discurso superficial da valorização da tradição com o resgate do passado áureo.
Palavras-chave: Preservação, Poder público, Ideologia.