Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
DIETA DE PANTHERA ONCA E PUMA CONCOLOR EM QUATRO LOCALIDADES DA AMAZÔNIA CENTRAL
Guilherme Cal Oliveira 1
Claudia Keller 2
Denise Mello do Prado 3
Severine Roques 4
Francisco Palomares 5
1. Bolsista PIBIC/CNPq do INPA; guilherme_cal@yahoo.com.br
2. Pesquisadora titular do INPA - Orientador; keller@inpa.gov.br
3. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia, INPA; dedebio@gmail.com
4. Pesquisadora pós-doutoral da EBD (CSIC, Espanha); severine@ebd.csic.es
5. Pesquisador titular da EBD (CSIC, Espanha); ffpaloma@ebd.csic.es
INTRODUÇÃO:
Analisamos a dieta de Panthera onca, onça-pintada e de Puma concolor, onça-parda, de quatro localidades da Amazônia Central, duas localizadas no estado de Roraima, a Estação Ecológica de Maracá e o Parque Nacional do Viruá, e duas no estado do Amazonas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke e a Reserva Biológica do Uatumã.
METODOLOGIA:
A dieta foi estimada por meio da identificação dos pêlos das espécies de presa presentes em amostras de fezes, comparando a dieta entre as espécies de onça e de cada onça entre as localidades amostradas. As fezes foram coletadas em 2004-2005 na Reserva Ducke e em 2007-2009 nas quatro localidades. Foram analisadas 102 amostras, das quais 67 da Reserva Ducke, 20 do PARNA Viruá, quatro da ESEC Maracá e 11 da ReBIO Uatumã. Vinte e oito foram identificadas como sendo de onça-pintada e 74 de onça-parda por meio de análise molecular do ADN do predador contido nas fezes. A identificação das espécies de presa foi feita por meio da comparação morfológica, cuticular e medular entre os pêlos das amostras de campo e os pêlos de amostras de referência de espécie conhecida, por meio de procedimentos padrão de preparação de lâminas tricológicas.
RESULTADOS:
Foram identificadas as mesmas 10 categorias de mamíferos na dieta das duas espécies de onça e uma categoria de ave na dieta de onça-pintada. Choloepus didactylus (preguiça-real) foi a espécie mais recorrente na dieta de onça-parda e onça-pintada entre as localidades amostradas. Os tatus também tiveram alta porcentagem de ocorrência na dieta de onça-pintada. A superordem Xenarthra (tatus, preguiças, tamanduás) compôs mais de 70% da dieta das duas onças na Reserva Ducke. A preguiça-real, Choloepus didactylus, também ocorreu com alta frequência de consumo (0,4) na dieta da onça-parda do PARNA Viruá, de modo semelhante à dieta da onça-parda na Reserva Ducke.
CONCLUSÃO:
As duas espécies de onça consomem os mesmos tipos de presa, variando a frequência de consumo dessas espécies em suas dietas. Na RFAD a onça-parda teve um alto consumo de preguiça-real (0,75), enquanto que a onça-pintada consumiu na mesma proporção a preguiça-real (0,38) e tatu (0,33). Os dados indicam que também há consumo de preguiça-real por parte das onças-pardas PARNA Viruá e na ReBio Uatumã. A ESEC Maracá e a ReBIO Uatumã foram as únicas localidades em que foi identificado o porco-queixada.
Instituição de Fomento: Fundación BBVA (Espanha), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, CNPq (bolsa PIBIC para GCO) e CAPES (bolsa mestrado para DMP)
Palavras-chave: hábitos alimentares, onça-pintada, onça-parda.