Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA NA CULTURA DA MELANCIA CV. CRIMSON SWEET, BOA VISTA, RR
Pablo Lima de Souza Cruzq 1
Washington Luís Manduca da Silva 1
Márcio Mesquita Barros 2
Lindemberg de Matos Galvão 1
Raphaele Henrique da Silva Siqueira 1
Wellington Farias Araújo 3
1. Acadêmico do Curso de Agronomia da UFRR
2. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR
3. Prof. Dr. - Depto de Solos e Engenharia Agrícola da UFRR
INTRODUÇÃO:
Em Roraima, o cultivo da melancia recebeu grande impulso na década de 90, e tem evoluído crescentemente pela boa adaptação, propiciando cultivos praticamente o ano todo. No Estado, a produtividade da cultura é de 7,69 kg ha-1, devido à baixa tecnologia adotada pelos produtores, que está relacionada ao manejo inadequado da irrigação e da adubação. As condições climáticas interferem decisivamente nas necessidades hídricas das culturas, de modo a promover o rendimento ótimo, sem qualquer limitação. No caso da melancieira, ela se desenvolve melhor em climas quentes e secos, com temperatura do ar entre 22 e 30°C, produzindo frutos de melhor qualidade. Sua necessidade hídrica em todo ciclo varia de 0,4 a 0,6 m de água (DOORENBOS E KASSAM, 2000). Para a cultura, o nitrogênio é um dos macronutrientes mais exigidos e encontram-se, na literatura, vários trabalhos, demonstrando aumento de produção e qualidade com o seu emprego. Porém, poucas pesquisas são encontradas sobre o assunto em Roraima. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de nitrogênio sobre a melancia, cv. Crimson Sweet, em Boa Vista, RR. O ensaio foi conduzido no período de janeiro a abril de 2010, na área experimental da Universidade Federal de Roraima, Campus Cauamé.
METODOLOGIA:
O solo utilizado foi Latossolo Amarelo, sendo realizada adubação e correção. Antes do semeio, realizou-se a adubação química de fundação nas covas. A melancia foi semeada com 4 sementes por cova, no espaçamento 0,50 m entre plantas e 2,00 m entre fileira. O desbaste foi realizado quando as plântulas estavam com duas folhas definitivas, deixando-se uma planta por cova. A colheita foi iniciada aos 75 dias após o semeio (DAS). A irrigação foi por gotejamento, com tubo gotejador com linha lateral de 40 m de comprimento, e espaçada a cada 2,0 m. Os emissores tinham espaçamento de 0,5 m e vazão nominal de 4,5 L h-1, sendo o manejo da irrigação feito com base na evaporação do tanque Classe A. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições. Os tratamentos consistiam da aplicação de cinco níveis de nitrogênio (50, 100, 150, 200 e 250 kg ha-1), na forma de uréia, parcelados igualmente e aplicados em 03 vezes (na adubação de fundação e aos 15 e 30 DAS).
RESULTADOS:
As características avaliadas foram: produção comercial e massa média de frutos comercial. Houve efeito significativo (p < 0,01) do nível de N para as variáveis estudadas. A produção comercial e massa média de frutos aumentaram significativamente com o aumento dos níveis de nitrogênio, seguindo um modelo quadrático de resposta. A produção comercial máxima foi de 36.2 kg ha-1 com a aplicação de 147,7 kg ha-1 de N. Resultado superior ao verificado por Mousinho (2002), em adubação convencional, que alcançou produção comercial máxima de 22,09 kg ha-1, entretanto, inferior a obtida por Andrade Júnior et al. (2006). Em relação à massa média dos frutos, foi obtido um valor máximo de 7,8 kg por fruto, com 218,5 kg ha-1 de N. O valor está dentro dos padrões exigidos pelo mercado interno, onde há preferência por frutos acima de 7 kg.
CONCLUSÃO:
A produção comercial e massa média de frutos aumentam significativamente com o aumento dos níveis de nitrogênio, seguindo um modelo quadrático de resposta. A produção máxima obtida aumenta com a adubação nitrogenada aplicada até 147,7 kg ha-1 e foi de 36,2 kg ha-1. Esta dosagem além de conferir uma boa produção, é uma alternativa bastante acessível aos pequenos e médio produtores, garantindo uma boa lucratividade com o cultivo de melancia.
Instituição de Fomento: CNPq/PIBIC
Palavras-chave: Citrullus lanatus, gotejamento, Roraima.