Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 7. Economia Regional e Urbana
PERFIL DO SETOR MOVELEIRO DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS
LUCIANA SILVA DE SOUZA 01
NALI DE JESUS DE SOUZA 02
1. MsC em Economia. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
2. Professor do PPGE/UFRGS e PPGE/PUCRS.
INTRODUÇÃO:
O Estado de Roraima possui vários produtos considerados potenciais de abastecimento local e regional. Caracterizam-se pelas atividades que se restringem ao abastecimento local, em função da população existente nas localidades do Estado, que procuram estes tipos de produtos. O mercado é delimitado pela demanda local; suporta uma pressão empresarial limitada e só cresce de acordo com fatores como renda e população, entre outros em menor escala (SUFRAMA, 2000). Assim, o setor moveleiro está distribuído em todo o Estado de Roraima, concentrando-se mais no Município de Boa Vista. É um setor que possui um enorme potencial de mercado, além da possibilidade de mudar a sua pauta exportadora de matérias-primas para produtos acabados e com agregação de valor. Assim, como melhorar a competitividade e reverter os baixos investimentos do setor, relacionados a fatores como: matéria-prima, mão-de-obra, tecnologia e design, ou seja, como agregar valor ao produto final? O objetivo deste artigo é avaliar o perfil do setor moveleiro do município de Boa Vista, através da análise da cadeia produtiva, traçando um perfil e conhecer melhor o funcionamento, as dificuldades e as perspectivas de crescimento do setor.
METODOLOGIA:
O levantamento de dados teve como objetivo a verificação da estrutura existente e as perspectivas de crescimento do setor moveleiro de Boa Vista. Foi necessária uma análise dos estabelecimentos envolvendo sua população. A presente pesquisa é classificada como descritiva, visto que visou descrever a estrutura da oferta de móveis e as características dos locais onde os mesmos são fabricados, bem como ver o perfil dos empresários, a origem da matéria-prima utilizada, entre outros fatores, e teve como resultado imediato proporcionar informações que permitiram melhorar o desempenho dos agentes envolvidos na cadeia produtiva do setor moveleiro localizado no município de Boa Vista. A amostra foi definida com empresários filiados ao sindicato local e que atende às necessidades do estudo. Os sujeitos da pesquisa são os próprios empresários e funcionários do setor. A população que compõe o referido setor é formada por 19 (dezenove) empresas, conforme lista disponibilizada pelo SINDIMAR.
RESULTADOS:
Constatou-se que a matéria-prima utilizada é oriunda de outros municípios do Estado de Roraima e que cerca de 80% da produção é destinado ao próprio Município de Boa Vista, enquanto que os outros 20% destina-se a outros municípios do Estado. A baixa tecnologia no processo de secagem da madeira e a falta de máquinas modernas é um fator que causa severas limitações ao desenvolvimento do setor moveleiro, tendo em vista que interfere na qualidade dos móveis e na competitividade dos produtos. O perfil do empresário local mostra que 87% dos empresários são do sexo masculino e que ainda predomina na fundação dessas empresas. Essa atividade é a principal fonte de renda da maioria dos empresários entrevistados, onde cerca de 93% responderam que sim. Foram identificadas potencialidades para o crescimento do setor, como o Zoneamento Ecológico-Econômico, além da construção de um condomínio industrial, onde está destinado um espaço para atender o setor o moveleiro. Para que se possa afirmar que o setor terá acentuado seu desenvolvimento, é necessário que sejam superadas as dificuldades identificadas. A contribuição maior deste artigo foi proporcionar uma visão de diversos aspectos relacionados ao setor de forma que as dificuldades possam ser superadas de maneira mais eficiente.
CONCLUSÃO:
O setor necessita de melhorias, tanto no plano tecnológico, com máquinas mais modernas, como do ponto de vista de gestão e logística. As dificuldades enfrentadas são carência de mão-de-obra qualificada, falta de capital de giro para investir em equipamentos apropriados, já que a produção é feita na maior parte de forma semi-artesanal. Assim, necessita de apoio de órgãos oficiais de assistência e de crédito, a fim de promover o desenvolvimento do setor, independentemente do porte das empresas.
Palavras-chave: Indústria moveleira de Boa Vista (Roraima)., Relações de insumo-produto., Desenvolvimento municipal e regional..