Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
GERMINAÇÃO DE BACABA EM FUNÇÃO DE SUBSTRATOS EM RORAIMA
Pablo Lima de Souza Cruz 1
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
Diego Lima de Souza Cruz 3
Anna Bárbara Chaves Gomes 2
José Beethoven Figueiredo Barbosa 4
Edvan Alves Chagas 5
1. Acadêmico do Curso de Agronomia da UFRR. Bolsista CNPq/PIBIC
2. Acadêmico do Curso de Agronomia da UFRR
3. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFRR
4. Prof. Dr. - Depto. de Fitotecnia da UFRR, Orientador
5. Eng. Agr., Dr., Pesquisador da EMBRAPA-RR, Colaborador
INTRODUÇÃO:
A bacaba (Oenocarpus bacaba) é uma arecaceae endêmica da Amazônia de polpa comestível, bastante apreciada pelos povos amazônicos, existindo grande potencial de expansão desta cultura para o mercado nacional e internacional. Um fator limitante para esta expansão é o baixo nível de tecnologia empregada na sua cadeia produtiva e a escassez de pesquisas. A propagação é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias, apresentando crescimento lento. Segundo Ramos et al. (2002), um bom substrato é aquele que objetiva proporcionar condições adequadas à germinação e/ou ao surgimento ou ainda ao desenvolvimento do sistema radicular da muda em formação. O substrato pode ser formado de um só material ou de diversos materiais em misturas. Neste sentido, buscou-se com este trabalho avaliar substratos que promovem melhor germinação para frutos-sementes de bacaba. O ensaio foi conduzido no período de Abril a Junho de 2008 na área do viveiro de plantas nativas do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima.
METODOLOGIA:
O teste foi realizado em canteiro no solo com dimensões de 10 m de comprimento, 1m de largura e 15cm de profundidade, no qual foi dividido em cinco parcelas de 2x1m cada. O solo utilizado foi classificado como Latossolo Amarelo e os tratamentos consistiam em Solo Natural (SN), Areia peneirada (AP), Folhas de árvores variadas (FO), Raspa de Madeira (RM) e Substrato Completo (SC) – composto de 40% solo peneirado, 40% de palha de arroz carbonizada, 10% vermiculita, 5% cinza de palha de arroz e 5% de raspa de madeira. Complementado com 500g de calcário dolomítico para cada 1000 L de substrato e 200g de NPK (10-10-10). Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado. Cada parcela continha quatro repetições de 40 frutos-sementes (linhas de 1m e 5cm de profundidade). As avaliações foram feitas nos dias 13, 21 e 25 de junho e a germinação das sementes foi submetida ao teste de Tukey ao nível de 5% de significância.
RESULTADOS:
Verificaram-se diferenças significativas de germinação para os diferentes substratos. As maiores taxas de germinação foram observadas nos tratamentos SN (55,62% - a) seguido por AP (51,87 %– ab). O menor valor de germinação para a cultura da Bacaba foi encontrado no tratamento FO (12,5% - b). O tratamento FO, não favoreceu a germinação, pois a anatomia das folhas coletadas para a confecção do substrato prejudicou a aeração e a capaciade de retenção de água no subtrato. Os tratamentos SN e AP apresentaram boas taxas de germinação, pois apresentam características de boa capacidade de retenção de água e excelente aeração respectivamente. Estes resultados comprovam que segundo Wagner Júnior et al. (2005), A germinação é influenciada pelo substrato, pois fatores como aeração, estrutura, capacidade de retenção de água, grau de infestação de patógenos, entre outros, podem variar de acordo com o material
utilizado, favorecendo ou prejudicando a germinação das sementes.
CONCLUSÃO:
Para a cultura da Bacaba recomenda-se areia peneirada como substrato para germinação, pois o mesmo é de fácil obtenção, pouco oneroso e apresentam boas condições estruturais que favorecem a germinação em níveis satisfatórios. O cultivo de bacaba em viveiros é indicado para introdução em sistemas agroflorestais, devido ao elevado percentual de germinação e ao curto período para obtenção de plantas jovens.
Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Boa Vista; CNPq/PIBIC
Palavras-chave: Amazônia, fruto-semente, Oenocarpus bacaba.