Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
REGISTRO DE PALEOSUCHUS TRIGONATUS (CROCODYLIA: ALLIGATORIDAE) PARA O ESTADO DE RORAIMA.
Bruno de Campos Souza 1
José Antônio Alves Gomes 2
Sebastião Pereira do Nascimento 3
Sylvio Romério Briglia Ferreira 4
1. Biólogo, mestrando em recursos naturais pelo PRONAT (UFRR). ICMBIO.
2. Pesquisador, Prof. Dr. do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA.
3. Herpetólogo, coolaborador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA.
4. Biólogo, mestre em recursos naturais pelo PRONAT (UFRR). ICMBIO.
INTRODUÇÃO:
Os jacarés são predadores importantes. Ocupam o topo das cadeias alimentares em ambientes aquáticos Neotropicais. Sua distribuição e diversidade nos diferentes habitats podem ser produto da variedade de ambientes, de recursos e de interações entre as espécies. Vivem associados aos corpos d’água e à vegetação das margens dos rios, lagos, lagoas e igarapés. No Brasil ocorrem seis espécies, sendo todas da família Alligatoridae. Para a Amazônia são quatro: Caiman crocodilus Linnaeus 1758, Melanosuchus niger Spix 1825, Paleosuchus palpebrosus Cuvier 1807 e Paleosuchus trigonatus Schneider 1801. Para Roraima eram listadas apenas as três primeiras espécies. Em dezembro de 2008, em uma expedição de ictiologia na Estação Ecológica de Maracá, foi encontrado e fotografado nas corredeiras do Tiporém um indivíduo adulto de P. trigonatus. A espécie não havia sido registrada para o Estado de Roraima até então, embora sua distribuição compreenda praticamente todo o norte da América do Sul. O objetivo foi registrar pela primeira vez a ocorrência de P. trigonatus para o Estado de Roraima.
METODOLOGIA:
Durante o mestrado com jacarés em transição entre os ecossistemas de lavrado (nome regional para savana) e floresta na Estação Ecológica de Maracá, foi novamente encontrada a espécie, dessa vez confirmada com a coleta em 17.03.2010 de um filhote para depósito na Coleção do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. O indivíduo coletado foi localizado no leito do igarapé Barbaru na margem esquerda do furo Santa Rosa sobre folhiço em transição lavrado/floresta (03 29 00,4 N e 61 33 20,5 W).
RESULTADOS:
Foi realizada a biometria do indivíduo coletado com a tomada das seguintes medidas: distância interocular: 0,57 cm; comprimento cefálico: 6,35 cm; largura occipital: 2,35 cm; largura parietal: 3,33 cm; comprimento rostro-cloacal 20 cm e o comprimento total: 37,40 cm. A cauda apresentava 18 cristas simples não havendo sinais de mutilação. A determinação do sexo masculino só foi possível durante o manuseio quando o indivíduo vocalizou externando o hemi-pênis. O peso foi de 175 g.
CONCLUSÃO:
O registro da espécie para o Estado é uma informação ecológica importante, mais ainda por se tratar de um filhote, o que indica que o local é usado para reprodução da espécie. Ainda há muito a ser conhecido sobre a biologia, ecologia e conservação das espécies de jacarés em Roraima, sendo necessário intensificar as pesquisas ligadas ao conhecimento do comportamento e o grau de suscetibilidade frente às modificações antrópicas no ambiente.
Palavras-chave: crocodilianos, ocorrência, Roraima.