Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 15. Formaçao de Professores (Inicial e Contínua)
A CONSTRUÇÃO DA MUSICALIDADE DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO EM RORAIMA
Rosangela Duarte 6245
1. Profª. Drª. - Centro de Educação da UFRR
INTRODUÇÃO:
Com o objetivo de investigar o desenvolvimento da musicalidade na formação e na prática musical do professor da Educação Infantil, este estudo reflete sobre o papel da música como um conhecimento a ser construído e suas aplicações nas escolas de Boa Vista – RR. Optei refletir e analisar como a música está presente na prática pedagógica deste, e quais as concepções de música que norteiam sua ação pedagógica. Observo e discuto como esse profissional da educação entende e dinamiza o conhecimento musical, ao pensar sobre suas possibilidades de trabalhar com a música na sua prática pedagógica, através de uma ação educativa reflexiva e crítica: a Oficina de Musicalização. O corpo teórico que fundamenta esta pesquisa aborda a teoria piagetiana e o pensamento de Paulo Freire, calcada na relação dialógica-dialética entre educador e educando.
METODOLOGIA:
Como metodologia, adotei como referência a pesquisa-ação caracterizada por Carr & Kemmis (1986), Elliott (1991), Kemmis & Mctaggart (1992), ressaltando: a imersão da pesquisadora nas circunstâncias e no contexto da pesquisa, o reconhecimento dos sujeitos participantes como produtores de conhecimentos e práticas e, a busca por resultados como fruto de um trabalho coletivo conseqüente da interação entre pesquisador e pesquisado.
RESULTADOS:
As razões de menor importância atribuídas a Música se devem ao fato da prioridade que os professores atribuem a ensinar a ler, escrever e contar e, de gerirem os tempos curriculares em função dessa mesma necessidade, implicando uma gestão desigual aos restantes componentes curriculares. Perante a incapacidade sentida no domínio das áreas expressivas, os professores procuram suprimir essa falha insistindo nas áreas tradicionais do conhecimento formal, não ousando transpor estes, por não terem o referencial metodológico dessa modalidade de ensino. A relação dialógica, a partir das exposições individuais e de reflexões coletivas, acerca das diferentes formas de experiência musical vivenciadas ao longo das atividades realizadas, evidenciou os pontos mais críticos de compreensão quanto ao ensino da música na Educação Infantil. Ao relatarem suas experiências com a música, ampliaram o seu conceito de musicalizar, por entenderem que esta ação vai além de uma formação técnica de uma área específica de atuação. O trabalho coletivo, repleto de diversidade cultural carregada pelos professores, demonstra ser um campo favorável à interação para que se estabeleça uma dinâmica cultural. É necessária a presença de um professor especialista em música na escola, a fim de realizar um t
CONCLUSÃO:
A presente pesquisa vem contribuir com reflexões e discussões sobre a teoria que permeia as nossas práticas no sentido de privilegiar um espaço diferenciado de construção do conhecimento e contribuir para a formação de um professor atuante na educação infantil, que possa agir e refletir na e para a prática educativa.
Palavras-chave: musicalização , construtivismo, formação do professor.