Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
GUIA DE IDENTIFICAÇÃO DE JACARÉS DE RORAIMA (CROCODYLIA: ALLIGATORIDAE).
Bruno de Campos Souza 1
George Henrique Rebêlo 2
Paulo Atlântico Figueiredo de Amorim 3
Rozembergue Ferreira da Silva 3
1. Biólogo, mestrando do PRONAT (UFRR). Analista ambiental, ICMBIO.
2. Pesquisador, Prof. Dr. do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
3. Acadêmico de biologia, Faculdade Cathedral.
INTRODUÇÃO:
O Guia Ilustrado de Identificação de Jacarés de Roraima foi elaborado como produto didático do Minicurso “Ecologia Básica dos Jacarés da Amazônia”, ofertado aos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Roraima no período de 01 a 06 de julho de 2010. A atividade foi realizada como uma das exigências para a obtenção do titulo de mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Roraima (Estágio Docente Orientado). O objetivo foi produzir um material sobre o conhecimento existente relativo aos jacarés de Roraima, indicando como conhecê-los e identificá-los.
METODOLOGIA:
A elaboração do Guia não foi baseada numa chave dicotômica utilizada por taxonomistas para identificar as espécies, tão pouco se propõe a ser um texto científico rebuscado e repleto de termos técnicos. Tem linguagem simplificada, abordando por meio de ilustrações e fotografias as principais características morfológicas observadas nas regiões da cabeça e do corpo dos jacarés que possam distinguir as espécies (Caiman crocodilus Linnaeus 1758, Melanosuchus niger Spix 1825, Paleosuchus palpebrosus Cuvier 1807 e Paleosuchus trigonatus Schneider 1801). As imagens fotográficas foram obtidas durante as atividades de campo do mestrado desenvolvido na transição entre ecossistemas de lavrado (nome regional para savana) e floresta na Estação Ecológica de Maracá no extremo norte da Amazônia Brasileira. As excursões de campo aconteceram entre os meses de agosto de 2009 e maio de 2010 nos furos, rios e igarapés.
RESULTADOS:
Catorze acadêmicos de biologia se envolveram no processo de seleção das imagens e na definição das características morfológicas mais adequadas para a determinação de cada espécie. Grande parte das ilustrações foi retirada de um trabalho publicado em 1951 por Carvalho do Museu Nacional. No entanto, a nomenclatura taxonômica usada naquela época sofreu alterações que foram atualizadas para construção do presente Guia. Contribuíram com a realização do Minicurso, e por conseguinte com o Guia, a Coordenação do Curso de Ciências Biológicas da UERR, o 7º Batalhão de Infantaria de Selva do Exército brasileiro e o Museu Integrado de Roraima.
CONCLUSÃO:
O material produzido pode ser usado como um guia tanto para quem quer apenas distinguir as diferentes espécies, quanto para biólogos de campo, estudantes e técnicos envolvidos em inventários e estudos sobre estes importantes predadores. Que as informações sejam usadas para conhecer mais os jacarés e com isto ajudem a proteger os ecossistemas aquáticos como um todo.
Palavras-chave: crocodilianos, morfologia, Roraima.