Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
SIMULAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CUPUAÇU (THEOBROMA GRANDIFLORUM) EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS UTILIZANDO MODELOS DE DINÂMICA DE SISTEMAS
George Amaro 1
Marcelo Francia Arco-Verde 2
1. Mestrando em Economia PPGE/UFRGS/UFRR, Embrapa Roriama
2. Doutor em Ciências Florestais, Embrapa Roraima
INTRODUÇÃO:
Na região amazônica, a maior parte dos SAFs em uso são agrissilviculturais, sendo o cupuaçu um dos principais componentes. Este trabalho apresenta um modelo de simulação baseado em dinâmica de sistemas, da produção de cupuaçu, desenvolvido com o objetivo de possibilitar simulações do desempenho econômico da cultura enquanto componente de SAFs, com a utilização do software Vensim DSS®. O modelo é composto por três submodelos, sendo um para o ciclo de vida das plantas, outro para a produção e o último para os indicadores econômicos, os quais permitem avaliar a viabilidade da cultura, tanto comercialmente quanto com relação à segurança alimentar. Compartimentos para os diferentes estágios de desenvolvimento das plantas de cupuaçu permitem simular a dinâmica do ciclo de vida da cultura e de sua produção em cada estágio. Os coeficientes técnicos são obtidos a partir de uma planilha criada com o software Microsoft Excel®, aumentando ainda mais a flexibilidade de parametrização do modelo.
METODOLOGIA:
A partir dos dados das pesquisas com SAFs desenvolvidas pela Embrapa Roraima desde 1995 passou-se a modelar aspectos detalhados de cada cultura, iniciando-se com o cupuaçu, dada à importância de sua utilização na Amazônia brasileira. O modelo é composto por três submodelos, sendo um para o ciclo de vida, outro para a produção e o último para os indicadores econômicos, para avaliar a viabilidade da cultura nos SAFs. Compartimentos para os diferentes estágios de desenvolvimento das plantas de cupuaçu permitem simular a dinâmica do ciclo de vida da cultura e de sua produção em cada estágio. Um compartimento específico permite simular o estoque de frutos de cupuaçu a partir da produção e de estratégias de venda ou consumo próprio. Taxas de perda também foram incluídas em diversos momentos do modelo. Os coeficientes técnicos são informados com uma planilha Excel. Os demais parâmetros podem ser alterados dinamicamente durante as simulações.
RESULTADOS:
O modelo de simulação desenvolvido permitiu-se obter resultados semelhantes àqueles levantados pelas pesquisa realizadas pela Embrapa Roraima, tendo sido considerado suficiente para realizar simulações do desempenho produtivo da cultura do cupuaçu em SAFs.
CONCLUSÃO:
O modelo desenvolvido permite avaliar o desempenho econômico da cultura do cupuaçu em SAFs. A utilização do modelo para testar condições específicas ou realizar simulações a partir de variações aleatórias em parâmetros possibilita o entendimento das inter-relações existentes entre os diversos elementos, bem como a compreensão de suas influências. É possível utilizar a dinâmica de sistemas para desenvolver modelos para avaliação econômica de SAFs na Amazônia brasileira.
Palavras-chave: dinâmica de sistemas, sistemas agroflorestais, economia.