Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
MONITORAMENTO DO MANEJO DO SOLO EM VINHEDO NO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO, PERNAMBUCO
Teresinha Costa Silveira de Albuquerque 1
Otoniel Ribeiro Duarte 1
1. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa RR
INTRODUÇÃO:
A viticultura na região do Submédio São Francisco prima pela utilização de técnicas modernas de manejo da planta e da irrigação. No entanto, observa-se a utilização de forma desequilibrada de elevadas quantidades de fertilizantes químicos, causando modificações no solo que alteram a dinâmica natural dos processos microbiológicos e ciclo dos nutrientes, tendo como consequência a acentuada queda da produtividade das videiras. Praticamente em todo sistema de produção, a base está na qualidade do solo e sua relação com as plantas que sustenta. Por sua íntima associação com os processos que ocorrem no solo e sua grande sensibilidade à interferência no ambiente, as condições químicas do solo, bem como, a composição nutricional das plantas pode refletir o padrão de funcionamento do agroecossistema. Considerando o adequado manejo do solo como importante fator pré-colheita no sistema de produção de uvas de qualidade, realizou-se o presente estudo com o objetivo de monitorar as modificações químicas do perfil do solo de um vinhedo, frente às fertilizações efetuadas no correr dos anos, e permitir recomendações com critérios técnicos para determinar corretamente tanto a quantidade, como a qualidade de fertilizantes orgânicos e minerais necessárias em cada ciclo das videiras.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido nos anos de 2006 a 2008, em vinhedo comercial da cultivar Festival enxertada sobre o porta-enxerto Tropical (IAC 313), e constou do monitoramento dos teores de nutrientes no solo. Nos anos de 2006 e 2007 foram realizadas análises de solo no mês de outubro, logo após a colheita. No ano de 2008, foram realizadas análises do solo em três épocas: durante o ciclo de formação, em fevereiro, por ocasião da poda, em maio, e após a colheita, em setembro. No último ano também foi monitorado os teores de nutrientes nas folhas.
RESULTADOS:
No ano de 2006, o teor de P estava muito elevado e havia o desequilíbrio entre os teores de cátions, como também a condutividade elétrica apresentava-se elevada, demonstrando um elevado teor de sais no solo. No ano de 2007, o teor de P diminuiu, mas ainda estava elevado, e o desequilíbrio entre os cátions se manteve. No ano de 2008, a recomendação de fertilização para o ciclo produtivo que se iniciou com a poda em maio, foi realizada visando diminuir os teores de P, ter-se um equilíbrio entre cátions e reduzir o pH, visto que na análise realizada em maio, houve uma elevação de pH acima da neutralidade. Foi recomendado o uso de ácido fosfórico, para redução do pH; reduzida fertilização com N, para não acentuar o vigor das plantas; e para equilibrar os cátions: sulfato de magnésio, como fonte de Mg; sulfato e cloreto de potássio, como fonte de K e cloreto de cálcio, como fonte de Ca. Além disso, as plantas receberam pulverizações com fertilizantes foliares contendo micronutrientes.
CONCLUSÃO:
E conforme ficou demonstrado pela análise foliar realizada, as plantas absorveram macro e micronutrientes em quantidades adequadas, concluindo-se que a realização do monitoramento dos teores de nutrientes no solo e nas plantas permite corrigir problemas nutricionais e manter a produtividade de fruteiras perenes.
Palavras-chave: agroecologia, videiras, fertilização do solo.