Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
Colonização de Larvas de Trichoptera em Dois Igarapés de Savana no Município de Boa Vista, Roraima
Fernando Robert Sousa da Silva 1
Ruth Caroline Prill Gomes 2
Monica Maria Alonso Marques 3
Vânia Graciele Lezan Kowalczuk 4
1. Graduando Ciências Biológicas-UFRR:Bolsista PIBIC-CNPq:robert_adna@hotmail.com
2. Graduanda Ciências Biológicas-UFRR:Bolsista PIBIC-CNPq
3. Graduanda Ciências Biológicas-UFRR:Voluntária PIBIC-UFRR
4. Prof.Dr.-Centro de Estudos da Biodiversidade-UFRR-Orientadora
INTRODUÇÃO:
A ordem Trichoptera inclui-se no grupo de macroinvertebrados bentônicos utilizados para o biomonitoramento da qualidade da água, porque muitas espécies são sensíveis a poluentes e outros tipos de distúrbios ambientais. Os trichoptera vivem maior parte de sua vida em corpos d’água em ambientes dulcícolas lóticos e lênticos, sendo que esta depende do oxigênio dissolvido para respiração. Este estudo teve como objetivo analisar a diversidade das larvas de Trichoptera nas grades do PPBio de Roraima e a influência que os parâmetros físico-químicos da água exercem sobre essa comunidade.
METODOLOGIA:
As áreas deste estudo foram parcelas aquáticas de grades do PPBio no Campus do Cauamé/UFRR e no Campus Experimental Água Boa da Embrapa, situados no município de Boa Vista, Roraima, Brasil. Em cada igarapé das áreas de estudo foram demarcados trechos de 50 metros, onde foram realizadas as coletas dos macroinvertebrados aquáticos utilizando rede entomológico tipo “D” com malha de 250 micra. Uma pré-triagem in locu foi realizada com o auxilio de bandejas plásticas e pinças, a fim de preservar a integridade dos insetos. Após a pré-triagem, o material remanescente foi colocado em sacolas etiquetadas e fixado com etanol a 96%. A triagem do material remanescente e a identificação das larvas dos Trichoptera foram feitas sob estereomicroscópio no Laboratório de Invertebrados Aquáticos da Universidade Federal de Roraima.
RESULTADOS:
Foram realizadas 02 coletas no Campus do Cauamé/UFRR em dois trechos desta área, no Trecho 1 da primeira coleta foram obtidos um total de 13 indivíduos distribuídos entre duas famílias: Hydroptilidae (69,2%) e Hydropsychidae (30,8%). O trecho 2, obteve a presença de 4 indivíduos no total, distribuídos em três famílias, sendo: Hydroptilidae (25%), Hydropsychidae (50%) e Polycentropodidae (25%). Na segunda coleta, no Trecho 1 foi observado a presença de 1 único indivíduo, representando a família Hydroptilidae (100%). No trecho 2, também foi observado a presença de 1 único individuo, representando a família Polycentropodidae (100%). Analisando os resultados obtidos nas duas coletas, observa-se que há uma diferença na abundância de larvas de Trichoptera entre os mesmos trechos nas diferentes datas de coleta. Essa diferença pode ter se dado pela variação drástica dos parâmetros físico-químicos da água, principalmente do oxigênio dissolvido, que ocorreu nos trechos. No Campus Experimental Água Boa foi realizada apenas uma coleta. Os resultados referentes a esta coleta indicaram a presença de 43 indivíduos distribuídos em 2 famílias de Trichoptera, sendo: Hydroptilidae (97,7%) e Polycentropodidae (2,3%).
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos podem ser interpretados de maneira positiva. Pois, das 5 famílias registradas para ambientes lênticos (Hydropsychidae, Polycentropodidae, Hydroptilidae, Calamoceratidae e Leptoceridae), 3 ocorrem no Campus do Cauamé (Hydroptilidae, Hydropsychidae, Polycentropodidae) e 2 ocorrem no Campus Água Boa (Hydroptilidae e Polycentropodidae). Isso demonstra que os locais de estudo apresentam uma boa representatividade de famílias da ordem Trichoptera, embora com pequena abundância.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: biomonitoramento, macroinvertebrados, oxigênio dissolvido.