Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
NITROGENIO NA CULTURA DO FEIJÃO-CAUPI EM EM SOLOS REPRESENTATIVOS DE RORAIMA
Hugo Falkyner da Silva Bandeira 1
Sandra Cátia Pereira Uchôa 2
Kelter Santos Carvalho 3
Danverson Bentes Chaves 4
Rafael de Sousa Melo 4
Guilherme Eduardo Evangelista Cavalcante 4
1. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR (Bolsista PET-AGRO)
2. Engª. Agrª. Profª Dr. Departamento Solos e Engenharia
3. Acadêmico do Curso de Mestrado em Agronomia da UFRR/EMBRAPA
4. Acadêmicos do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR
INTRODUÇÃO:
O N é um dos nutrientes exigidos em maior quantidade pela cultura do feijoeiro. A adubação mineral é a principal forma de fornecimento de N às plantas. No entanto, a aplicação de N mineral em solos tropicais normalmente apresenta baixa eficiência de recuperação pelas plantas, sendo, normalmente inferior a 50%, podendo, em determinadas situações, em solos arenosos, não superar entre 5% e 10%, devido às grandes perdas por lixiviação e volatilização. Uma propriedade importante que as leguminosas, tais como o feijão-caupi, possuem é a capacidade de, em simbiose com bactérias do gênero Rhizobium, realizar a fixação biológica do N2 (FBN) que, é uma das formas de aumentar a produtividade de leguminosas e substituir os adubos nitrogenados minerais. O objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade da fixação simbiótica, influência da inoculação e da adubação nitrogenada sobre a produtividade em feijão-caupi em diferentes classes de solo.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em casa de vegetação, durante os meses de janeiro a março de 2010, no Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, UFRR/CCA. O delineado experimental empregado foi de blocos casualizados, em esquema fatorial (5x5), com quatro repetições. Foram estudados os efeitos de cinco classes de solos (Latossolo Amarelo, Latossolo Vermelho, Argissolo Amarelo, Argissolo Vermelho-Amarelo, Neossolo Flúvico) e quatro modos de entrada de N no solo durante o plantio (tratamento T-1: com inoculação(I) ; T-2:I + 20 kg ha-1 de N; T-3:I + 40 kg ha-1 de N; T-4: I + 80 kg ha-1 de N) mais uma testemunha: sem nitrogênio e sem inoculação. A fonte mineral de N foi uréia. Para os tratamentos inoculados, as sementes de feijão-caupi, cultivar BRS Guariba, foram inoculadas com Bradyrhizobium spp., estirpe BRS 3262. Aos 70 dias após a emergência das plantas foram avaliadas as seguintes variáveis: Número de Vagem; Tamanho da Vagem; Massa da Vagem e Massa dos Grãos.
RESULTADOS:
Os efeitos simples e a interação entre os fatores foram significativos. Para os efeitos simples observou-se que o solo, Neossolo Flúvico, apresentou atributos físicos e químicos destacados, determinando os melhores resultados para as variáveis estudadas. Enquanto que o tratamento onde as plantas foram inoculadas com Bradyrhizobium spp., estirpe BRS 3262 mais a aplicação de 20 kg ha-1 de N no plantio proporcionaram os maiores valores para as variáveis. Nos solos, Latossolo Amarelo e Latossolo Vermelho somente o tamanho da vagem foi afetado pelos modos de entrada de N no solo. No solo, Argissolo Amarelo os tratamentos não afetaram as variáveis. No solo, Argissolo Vermelho-Amarelo, todas as variáveis foram afetadas pelos tratamentos, destacando o tratamento com inoculação mais 20 kg ha-1 de N. No solo, Neossolo Flúvico apenas o Peso de Vagem não foi afetado pelos tratamentos, sendo o tratamento com inoculação mais 20 kg ha-1 de N superior nas demais variáveis.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que o uso de uma dose de 20 kg ha-1 mais a inoculação, determinaram resultados superiores para as variáveis em estudo para a maioria dos solos estudados.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: BRS 3262, nodulação, Vigna unguiculata.