Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 3. Sociologia do Desenvolvimento
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES INDÍGENAS SOBRE DESENVOLVIMENTO EM RORAIMA PÓS-DEMARCAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS
JONILDO VIANA DOS SANTOS 1
1. Faculdade Atual da Amazônia, Professor dos cursos de Direito e Serviço Social
INTRODUÇÃO:
Roraima foi criado pela Constituição de 1988, que tem um grande percentual de populações indígenas, recebeu ao longo das últimas quatro décadas grande número de migrantes. Que trouxeram todo um conjunto de cultura tradicional, que consiste em valores, crenças, rituais, modos de produção e cultivo da terra. Refletimos sobre quais as Representações Sociais que os Professores Indígenas fazem sobre os modelos Desenvolvimentistas no Estado Pós-Demarcações e Homologações de Terras Indígenas, somado ao repasse definitivo de terras da União para o Estado.
A pesquisa se deu no desenvolvimento do Tema Contextual: Novos Projetos Econômicos em Terras Indígenas, com duração de 160 horas/aula com acadêmicos do 7º semestre do Curso de Licenciatura Intercultural do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da UFRR no semestre 2009.1. Serviu para identificar as carências, as potencialidades e as demandas por modelos desenvolvimento, fortalecendo a capacidade de sustentabilidade social, cultural, ambiental e econômica desses grupos marginalizados.
METODOLOGIA:
Propomos um diagnóstico minucioso, utilizando como base teórica a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovisci, para tanto nos instrumentalizamos através da Associação Livre de Palavras – ALP, em formato impresso, que tinha como Palavra Estimuladora: Desenvolvimento. A ALP é um instrumento, desenvolvido por Moisés Sobrinho (UFRN), que se apóia sobre um repertório conceitual no que concerne ao tipo de investigação aberta que permite evidenciar universos semânticos e que colocam em evidência os universos comuns de palavras face aos diferentes estímulos e sujeitos ou grupos. O estímulo se refere diretamente ao objeto investigado, podendo ser verbal através de palavra, expressão, idéia, frase e provérbio. Em seguida pautado por Antonio Roazzi (UFPE), utilizamos o Procedimento de Classificações Múltiplas – PCM, uma abordagem metodológica de tratamento de dados que nos permite uma aproximação das diversas expressões que uma representação social proporciona.
RESULTADOS:
A construção desse debate faz-se necessário para se garantir a implementação de Políticas Públicas, no âmbito estadual, que viabilizem um modelo de desenvolvimento pós demarcação e homologação de Terras indígenas, de maneira apropriada, com respeito às especificidades e à diversidade étnica e cultural. As reflexões constituem numa etapa inicial da construção e de um diálogo sobre a política de desenvolvimento sustentável estatal e etnodesenvolvimentista dos povos indígenas em Roraima.
CONCLUSÃO:
Espera-se que sirva como referencial colaborativo no processo de redesenho da política de desenvolvimento do Estado. Espera-se também que as comunidades indígenas conquistem maior visibilidade e participação nas esferas do poder público estadual, bem como que passem a ter maior acesso às políticas públicas que garantam seus direitos de cidadania e uma melhor qualidade de vida, dentro dos padrões originais de sua cultura tradicional.
Palavras-chave: ETNODESENVOLVIMENTO, POLÍTICA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL .