Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
COMPOSIÇÃO FITOPLANCTÔNICA DE UM ECOSSISTEMA AQUÁTICO DA GRADE DO PPBIO, ESTADO DE RORAIMA
Maria Madalena Oliveira da Silva 1
Ise de Goreth Silva 2
1. Adêmica do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRR
2. Docente do Centro de Estudos da Biodiversidade da UFRR
INTRODUÇÃO:
Fitoplancton é o conjunto de organismos que vivem em diferentes sistemas aquáticos, sendo um complexo de grande importância botânica, ecológica e econômica. Estes organismos têm um papel fundamental nos processos de funcionamento de rios, lagos, represas e áreas alagadas. O trabalho teve como objetivo o levantamento florístico das algas planctônicas de um ecossistema lacustre pertencente à Bacia hidrográfica do rio Cauamé, localizado no Campus Experimental Cauamé (Monte Cristo) da Universidade Federal de Roraima.
METODOLOGIA:
O estudo da composição fitoplanctônica esteve baseado em amostras trimestrais, realizadas em dois períodos climatológicos, período de estiagem (novembro/2009 e fevereiro/2010) e período chuvoso (junho/2010). As variáveis abióticas analisadas foram: temperatura, oxigênio dissolvido e pH, mensuradas in situ. As coletas destinadas ao estudo da composição fitoplanctônica foram realizadas com rede de plâncton, com abertura de malha de 20µm. Foram feitos arrastos horizontais à subsuperfície. As amostras foram preservadas em solução de Transeau e examinadas em microscópio binocular e foram analisadas as características morfométricas das fases reprodutivas e vegetativas.
RESULTADOS:
Os táxons identificados utilizando-se bibliografias especializadas foram: Zignemaphyceae (66,66%), Bacillariophyceae (12,82%), Chlorophyceae (10,25%), Cyanophyceae (2,56%) e Euglenophyceae (7,69%) para o período de estiagem e Zignemaphyceae (76%), Euglenophyceae (12%), Cyanophyceae (8%) e Bacillariophyceae (4%) para o período chuvoso. A temperatura da água variou de 29,2ºC a 33,4 ºC, o oxigênio dissolvido variou de 0,95 a 5,97 mg/L e o pH variou de 5,9 a 6,67. A comunidade fitoplanctônica esteve distribuída entre as Chlorophyta, Cyanophyta e Bacillariophyta. Dentre as Chlorophyta, a Desmidiaceae foi a classe dominante com identificação dos gêneros Bambusina Kutzing ex Kutzing, Closterium Nitzsch ex Ralfs, Cosmarium Corda ex Ralf, Desmidium C. Agardh ex Ralfs, Euastrum Ehrenberg ex Ralfs, Micrasterias C. Agardh ex Ralfs, Spirogyra Link, Staurastrum Meyen ex Ralfs, Staurodesmus Teiling e Xantidium Ehrenberg emend. Ralfs.
CONCLUSÃO:
O predomínio das desmídias está associado às características ácidas das águas do lago.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: fitoplâncton, lago, savana.