Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística
O USO DA IMAGEM NO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM RORAIMA
ÂNGELA CLISTENES DA SILVA INÁCIO 1
JONILDO VIANA DOS SANTOS 2
1. Secretaria de Estado da Educação de Roraima - SECD
2. FACULDADE ATUAL DA AMAZÔNIA- FAA
INTRODUÇÃO:
Realizou-se na Escola Estadual Dom José Nepote localizada em Boa Vista, com professores da disciplina de Artes em 2010. Pesquisamos 6 professores, utilizamos um questionário que perguntávamos qual a formação do docente, e quanto tempo ele ministrava Artes, e quais suas perspectivas profissionais da condução do ensino. O uso de imagens no processo de ensino-aprendizagem é de grande valia no sentido de contribuir com as novas dinâmicas de leitura e interpretação. Nas escolas roraimenses notadamente percebemos o déficit nesse tipo de metodologia do ensino, por vários fatores, entre a falta de recursos humanos e recurso materiais, e dessa maneira os alunos da rede pública não têm, ou tem pouco contato com a Arte no ambiente escolar. Por isso essa pesquisa por si só se justifica nas três perspectivas da pesquisa: acadêmica, social e política.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada incorporará a triangulação tendo como base Anamae Barbosa (1998), que contextualiza a história da arte, apreciação artística e fazer artístico, com aulas dialogadas, privilegiando: a leitura, reflexão, debates, elaboração de produções artísticas individuais e em grupos. Assim os alunos têm a liberdade de transformar o aprendizado, ou seja, eles criarão e desenvolverão produções artísticas dentro das manifestações artísticas, desenvolvendo suas habilidades artísticas de acordo com seus interesses expressivos. O professor deve levar em conta, a carência de material a que, por ventura, algumas escolas e camadas sociais são submetidas,faz necessário buscar a maior variedade possível de recursos, de técnicas e de procedimentos para que a prática artística aconteça durante a aula. A contribuição da arte com suas teorias e manifestações como ferramentas em diversas áreas e níveis do conhecimento humano.
RESULTADOS:
diante de tantas exigências que o mundo moderno impõe às pessoas, os sistemas educacionais têm falhado sistematicamente na sua função de fazer com que os estudantes adquiram as competências almejadas. Em se tratando da rede pública de ensino, ocorre a desvalorização da disciplina Artes, devido a alguns professores que não tem formação em Artes. Desta maneira os alunos das redes de ensino público, não têm contato com a leitura de imagens dentro da sala de aula. Esta análise é direcionada aos discentes da rede pública para apreciação de imagens e produção artística. Levando em conta os PCN’s de Artes Visuais, que têm de duas modalidades a tradicional (pintura, escultura, desenho, gravura) e os avanços tecnológicos (fotografia, cinema, televisão, vídeo, computação).
CONCLUSÃO:
Cada uma delas é utilizada de modo particular com uma gama de possibilidades entre imagens, assim os alunos podem fazer uso dos aspectos diversos para a sua expressão e comunicação com o mundo a sua volta. Percebemos a necessidade extrema de formação inicial e formação continuada de professores de Artes,tendo em vista que os docentes que ministram são de outras áreas de formação, de certa maneira a condução do processo ensino-aprendizagem se torna deficitário.
Palavras-chave: IMAGEM, DIDÁTICA, CURRÚCULO.