Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
INVENTÁRIO DE FUNGOS MITOSPÓRICOS DO SOLO DO CAMPUS DO CAUAMÉ – UFRR
Daniele Rocha Silva 1
Silvana Tulio Fortes 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:

A diversidade de fungos é surpreendente, visto que, depois dos insetos, o Reino Fungi apresenta o mais variado grupo de organismos eucariontes em ambientes terrestres. Os solos se constituem numa das últimas fronteiras para os estudos de biodiversidade e possuem um número extraordinário de grupos de microrganismos, destacando-se os fungos. Os deuteromicetos constituem um grupo artificial de fungos que se reproduzem apenas por meio de estruturas assexuadas e, portanto, de origem mitótica; assim, o grupo é também denominado de fungos mitospóricos. O conhecimento sobre a biodiversidade dos biomas brasileiros é escasso e cheio de lacunas, particularmente no Estado de Roraima, onde as savanas representam um ecossistema impar dentro do bioma Amazônia. As chamadas Savanas de Roraima possuem uma área de aproximadamente 40.000 km2 situados no extremo norte do Brasil, região que está sob a ameaça da expansão do agronegócio e ainda não possui nenhuma unidade de conservação de proteção integral ou uso sustentável. Visando estudar a ocorrência dos fungos mitospóricos em solos, foi realizada a pesquisa no Campus do Cauamé, Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima, um dos sítios de coleta do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) no Núcleo de Roraima.
METODOLOGIA:
A coleta de amostras compostas de solo foi realizada em sete das 12 parcelas da grade, entre fevereiro e março de 2009, utilizando um trado de rosca. O solo foi processado pelo método de diluição seriada e semeado em meio de cultura Sabouraud acrescido de cloranfenicol (400 mg/L) permanecendo incubado em estufa a 27ºC por até sete dias. Colônias fúngicas foram isoladas, purificadas e transferidas para os tubos de ensaio contendo meio Sabouraud e preparado o cultivo em lâmina das colônias. A identificação dos espécimes isolados foi realizada por observações macromorfológicas das colônias e micromorfológicas do microcultivo.
RESULTADOS:
Nas sete amostras estudadas, foram isolados 61 espécimes de fungos filamentosos, distribuídos em 27 taxa, sendo a maioria fungos mitospóricos (Deuteromycota), à exceção de um representante do Filo Ascomycota, ordem Eurotiales, família Trichocomaceae, gênero Byssochlamys. Dentre os gêneros isolados estão: Aspergillus, Fusarium, Paecilomyces e Penicillium, fungos comumente isolados do solo. O gênero Aspergillus apresentou maior número de espécimes isolados, com 33% do total, seguido dos representantes da família Moniliaceae não identificados ao nível de gênero com 20%. Com relação à distribuição dos taxa de fungos do solo, verificou-se que o gênero Aureobasidium é comum, sendo os demais taxa abundantes, não havendo nenhum raro ou ocasional. Uma comparação com dados de trabalhos anteriores aponta que os gêneros Aspergillus, Byssochlamys e Paecilomyces apresentam comportamento ubíquo nos solos de Savana de Roraima.
CONCLUSÃO:
Novos estudos são necessários para complementar o inventário de fungos do solo de Savana de Roraima, além da identificação taxonômica dos fungos isolados no presente trabalho em nível de gênero e/ou espécie.
Instituição de Fomento: CNPq, Tesouro Nacional
Palavras-chave: biodiversidade, deuteromicetes, savanas.