Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
O PROCESSO HISTÓRICO DE IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DA CRIANÇA NO MUNICÍPIO DE CARACARAÍ NA DÉCADA DE 1990
Luciana Corrêa Bombardelli 1
Maria das Graças Santos Dias Magalhães 2
1. Universidade Federal de Roraima - UFRR
2. Universidade Federal de Roraima - UFRR
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho, fruto de uma pesquisa em andamento, busca analisar a implantação da Pastoral da Criança no município de Caracaraí/RR na década de 1990. Tem como objetivo apresentar resultados preliminares do projeto que dá título a este trabalho. A Pastoral da Criança nasceu, primeiramente da abertura da Igreja Católica Apostólica Romana, por meio das Pastorais Sociais e de seus organismos. Esta abertura é fruto da nova perspectiva advinda da Teologia da Libertação e uma resposta social à Conferência Latinoamerica que aconteceu na cidade de Puebla, México, em 1978, a qual ratificou a opção preferencial pelos pobres. Entretanto, foi somente em 1983, na cidade de Florestópolis/PR, que a Pastoral da Criança iniciou sua primeira experiência que rapidamente trouxe resultados positivos, o que favoreceu a sua expansão pelo Brasil, porém de forma não homogênea. No seu estudo como movimento social deve-se levar conta as diferenças locais e regionais.
METODOLOGIA:
Iniciamos a execução de nosso projeto com uma pesquisa bibliográfica a procura de trabalhos que abordem o tema proposto. Fomos aos arquivos do escritório da Pastoral da Criança em Boa Vista/RR, onde encontramos um histórico da Pastoral da Criança em nível nacional e além de informações da referida Pastoral em Roraima. Visitamos também o sítio eletrônico da Pastoral, os arquivos da Diocese de Roraima e os Jornais da Pastoral. Será necessário também realizarmos visitas às comunidades do município de Caracaraí, com o intuito de levantarmos dados e/ou depoimentos das pessoas que participaram do processo de implantação da Pastoral da Criança, ocorrida em 1992. Para tal, utilizaremos a História Oral como metodologia de pesquisa.
RESULTADOS:
Nas etapas realizadas até agora verificamos houve uma irregularidade na implantação da Pastoral da Criança nos municípios de Roraima. Em Boa Vista, capital do Estado, as atividades começaram em 1993, enquanto que em Caracaraí ocorreram em 1992 e em outros municípios, como em Uiramutã, ainda não houve implantação. Por meio da leitura e análise dos dados até aqui coletados foi possível verificar que a gênese da Pastoral da Criança em Roraima foi em Caracaraí. Preliminarmente verificamos que houveram modificações na vida das famílias atendidas pela Pastoral, ou seja, cotejando o registro sobre as ações documentadas foi possível perceber um efeito positivo em alguns comportamentos familiares e relacionados às crianças, em especial. Convém ressaltar que nas cidades aonde foram implantadas, o contexto social era de miséria e abandono por parte do Estado, e que após a intervenção desta Pastoral caíram os índices de mortalidade e desnutrição infantil.
CONCLUSÃO:
Consideramos que o processo de implantação da Pastoral da Criança em Roraima seguiu o padrão nacional e aconteceu na esteira da formação do novo estado de Roraima, que passava por um processo de reformulação político-administrativa. A Pastoral vem produzindo uma série de materiais que documentam e refletem sobre a sua prática, no entanto, acreditamos ser necessário buscar outras fontes que nos permitam analisar de forma mais aprofundada a existência da entidade e sua efetividade em Roraima.
Palavras-chave: Pastoral da Criança, História, História Oral.