Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 3. Ecologia Terrestre
DISPERSÃO DE SEMENTES POR TAPIRUS TERRESTRIS : PEQUENAS SEMENTES, GRANDES NEGÓCIOS
Flavia Pinto 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
INTRODUÇÃO:
Entre os ungulados amazônicos, a anta é a única espécie capaz de dispersar sementes intactas a longas distâncias. A dispersão de sementes por antas na Estação Ecológica (ESEC) de Maracá foi estudada anteriormente por Fragoso (2000) que quantificou apenas as sementes visíveis a olho nu, obtendo uma lista de 39 espécies. Sua contribuição no estabelecimento de sementes foi avaliada apenas para cinco espécies, restringindo a compreensão do real papel da espécie como dispersora de sementes na ESEC. O objetivo deste trabalho foi avaliar: a contribuição de Tapirus terrestris na dispersão de sementes grandes (>2 mm) e pequenas (<2 mm); e sua eficiência no estabelecimento de plântulas utilizando uma adaptação do método empregado em estudos sobre banco de sementes no solo, permitindo avaliar a contribuição de espécies de sementes pequenas.
METODOLOGIA:
A coleta de fezes de anta foi realizada na porção leste da ESEC Maracá de Janeiro a dezembro de 2007. Foram percorridos mensalmente cerca de 70 km de trilhas em floresta de terra firme, leito de igarapés, borda de lagoas e várzea, durante 10 dias/mês. Todas as fezes recentemente defecadas (três dias anteriores) foram coletadas e levadas para o laboratório para triagem. As sementes encontradas foram fotografadas, quantificadas, identificadas e classificadas por tamanho. O bolo fecal era então misturado com vermiculita e colocado para germinar ao ar livre junto com as sementes previamente triadas. Todas as plântulas emergentes foram contadas. Todos os frutos, sementes e plântulas foram fotografadas para a produção de um guia de identificação.
RESULTADOS:
Foram triadas 190 amostras fecais, posteriormente cultivadas em casa de vegetação, resultando no registro, 20.513 sementes e 20.055 plântulas, totalizando 37.657 sementes de 91 espécies dispersadas. O número de sementes dispersadas difere entre as classes de tamanho (Kruskal-Wallis H=165,13; p=0,00). As sementes menores (<2 mm e 2-5 mm) foram as que mais contribuíram em número de sementes, com 19.188 sementes dispersadas. Em termo de número de espécies, todas as classes de tamanho contribuem de forma equitativa, sendo novamente as classes entre >2 e 5 mm que contribuem com o maior número de espécies (n=45 ou 53% do total de espécies). Quatro Famílias se destacaram, tanto em número de espécies quanto em número de sementes dispersadas: Rubiaceae, Moraceae, Arecaceae e Fabaceae.
CONCLUSÃO:
Em comparação com os resultados obtidos por Fragoso (2000) esse estudo aumenta de 39 (n=127 fezes) para 91 (n=190 fezes) o número de espécies de plantas dispersadas por T. terrestris na ESEC Maracá, principalmente pela inclusão de sementes <5 mm. Embora a anta seja reconhecida como um dispersor de sementes grandes a longas distâncias, em termos de número de sementes e de espécies dispersadas, ela também pode ser considerada um dispersor importante de sementes pequenas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Anta, ESEC Maracá, Roraima.