Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ATRAVÉS DO JOGO: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO DE FUNÇÃO
Nilra Jane Filgueira Bezerra 1
Maria Elaine da Silva Dias 2
1. Prof. MSc. - Diretoria de Graduação - IFRR
2. Prof. da Secretaria Estadual de Educação de Roraima - SECD
INTRODUÇÃO:
Ao levarmos em consideração que ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, desenvolver a criatividade, a capacidade de manejar situações reais e resolver problemas, teremos que partir em busca de estratégias alternativas de ensino. As propostas apresentadas na busca de encontrar tais alternativas devem ir além de desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas. Aulas que vá ao encontro da realidade do nosso aluno onde seja possível, através de diferentes recursos, propiciarem um ambiente de construção do conhecimento é hoje um grande desafio para o professor. Entre tais recursos, destacamos nesta pesquisa os jogos. Os jogos, nos últimos anos, vêm ganhando espaço nas salas de aula. Os professores e pesquisadores os utilizam na tentativa de trazer o lúdico para dentro da escola, tornar as aulas mais agradáveis com o intuito de fazer com que a aprendizagem torne-se mais fascinante e significativa para o aluno. Inserida neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo testar a funcionalidade de uma estratégia utilizando jogos na introdução do conceito de função aos alunos de 8ª séries do Ensino Fundamental. Foi investigada também como essa estratégia pode proporcionar um aprendizado significativo para o aluno.
METODOLOGIA:
O procedimento foi testado em uma turma de dezesseis alunos, regularmente matriculados na oitava série do Ensino Fundamental na Escola Estadual Antônio Ferreira de Souza em Boa Vista-RR. Para testar o funcionamento da metodologia foi realizada uma intervenção nesta turma. O delineamento metodológico foi de pesquisa-ação, tendo em vista que as pesquisadoras atuaram como professoras-investigadoras. Para a coleta de dados, além dos registros e observações realizadas na fase experimental, ou seja, durante a intervenção, foi utilizado um instrumento investigando o nível de aceitabilidade da metodologia pelos alunos.
RESULTADOS:
Os resultados do presente estudo nos levaram a observar e confirmar a nossa inquietação. Os professores devem buscar alternativas de ensino que motive os alunos, que despertem neles o interesse nas aulas, para que assim possa obter uma aprendizagem significativa. A estratégia da utilização do jogo “Matemórtica das Funções” nos mostrou que procedimentos simples podem influenciar positivamente no aprendizado, pode deixar o aluno predisposto a aprender, enfim pode favorecer um ensino de qualidade e significativo para o aluno. A investigação de cunho quantitativo, onde aplicamos no final da intervenção um questionário cujo objetivo foi coletar informações dos alunos acerca do procedimento aplicado, revelou que as aulas de Matemática desenvolvidas a partir da utilização de jogos garantem a aprendizagem efetiva em sala de aula, além de despertar o interesse da turma pelo estudo.
CONCLUSÃO:
Nossos estudos revelaram que este tipo de abordagem torna o aluno agente no processo ensino aprendizagem, propiciando meios para a busca da construção de seu conhecimento, o aluno sente-se motivado e demonstra com bastante clareza que a aprendizagem foi significativa. De acordo com a avaliação final desta pesquisa, ficou evidente que através da participação dos alunos no desenvolvimento do jogo, foi possível visualizar, além do interesse da turma pela aula, entendimento do conteúdo apresentado.
Palavras-chave: metodologia, ensino, matemática.