Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 12. Ensino de Ciências
O ENSINO DA DISCIPLINA BIOLOGIA EM ESCOLAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, RORAIMA
Cleude Sônia Rufino de Araújo 1
Patrícia Macedo de Castro Guterres 2
1. Acadêmica do curso de graduação em Ciências Biológicas da UERR.
2. Biol., D.Sc., Profa. do curso de Ciências Biológicas da UERR, orientadora.
INTRODUÇÃO:
Tornar o ensino de Biologia atraente e significativo aos alunos do Ensino Médio é um desafio para os professores dessa disciplina. No entanto, a escola precisa está preparada para ofertá-la, pois, temas relativos à área do conhecimento vêm sendo mais e mais discutidos pelos meios de comunicação, jornais, revistas ou internet, tornando o professor o responsável a apresentar esses conteúdos de forma diferenciada e contextualizada, despertando no aluno o interesse pela disciplina de Biologia. Neste enfoque, foi realizado o presente trabalho com o objetivo de diagnosticar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina Biologia nas escolas públicas estaduais do município de Boa Vista, no estado de Roraima, para conhecer a real situação em que se encontra o ensino desta disciplina, fazendo um diagnóstico sobre a estrutura física, didática e pedagógica destas escolas e procurando traçar o perfil dos professores de Biologia.
METODOLOGIA:
A pesquisa de campo foi realizada nos meses de março a junho de 2010, em três escolas de ensino médio da rede pública estadual, situadas em bairros distintos do município de Boa Vista, para o levantamento de dados foram aplicados questionários: a três gestores, para conhecer os recursos que estas escolas dispõem para auxiliar a prática docente no processo de ensino-aprendizagem da disciplina Biologia; a nove professores lotados nestas escolas, abordando questões sobre a formação inicial e continuada destes profissionais, práticas e contextualização do ensino em sala de aula. Para analisar as eficiências das metodologias utilizadas pelos professores de Biologia, foram aplicados questionários a 576 educandos, percentual de 25% de alunos matriculados no ensino médio destas escolas, onde constavam questões sobre a utilização e aplicação dessas metodologias no ensino de Biologia, procurando saber quais as expectativas que o aluno da escola pública tem sobre o ensino de Biologia.
RESULTADOS:
O perfil dos profissionais revela a predominância de mulheres ministrando a disciplina de Biologia (78%), onde todos os profissionais possuem curso superior completo, sendo formados por instituições públicas. Dentre estes, 89% é graduado em Ciências Biológicas e 11% são formados em outras áreas; 56% possuem especialização e todos apresentam significativa experiência na docência no ensino básico e fazem parte do quadro de professor efetivo estadual. Constatou-se que as escolas são deficientes com relação à estrutura física, didática e pedagógica, onde os recursos didáticos disponíveis a prática docente são poucos, as salas de aulas não possuem climatização, as carteiras estão quebradas, paredes pichadas e os ambientes que a escola possui para ministrar aulas não estão em boas condições para o uso. As principais dificuldades enfrentadas no ensino de Biologia pelos professores são: falta de material para aula prática (33,3%), desinteresse dos alunos pelos assuntos abordados (18,5%), carga horária reduzida (14,8%) e laboratório indisponível (14,8%). Os educandos mostraram-se desmotivados, onde 52% não concordam com as metodologias utilizadas pelos professores e 66% destes alunos acreditam que o ambiente no qual estão inseridos não está preparado para ofertar um ensino de qualidade.
CONCLUSÃO:
Verificou-se que o ensino tradicional ainda predomina no sistema público, onde os professores utilizam a aula expositiva, com o uso do quadro branco e livro didático, como principal metodologia, enquanto que as aulas práticas e excursões são pouco utilizadas. Realidade que precisa ser mudada, com a implantação de políticas públicas que primem pela qualidade educacional, em especial o ensino de Biologia que necessita de investimentos.
Palavras-chave: educação, ensino de ciências, ensino médio.