Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Monitoramento de Doenças em Culturas Anuais Implantadas no Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Roraima1
Kátia de Lima Nechet 1
Amaury Burlamaqui Bendahan 2
Bernardo de Almeida Halfeld-Vieira 3
Alberto Luiz Marsaro Junior 4
Giovanni Ribeiro de Souza 5
1. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora Embrapa Roraima. E-mail: katia@cpafr
2. Eng. Agr., M.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima. E-mail: amaury@cpafr
3. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima. E-mail: halfeld@cpafr
4. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador Embrapa Roraima. E-mail: alberto@cpafr
5. Acadêmico do curso de graduação em Agronomia da UFRR. E-mail: giovanni@cpafrr.e
INTRODUÇÃO:
A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é um sistema de produção que abriga culturas anuais como milho, arroz, feijão-caupi ou soja, consorciadas com forrageiras e árvores.O modelo é recomendado para áreas degradadas ou já alteradas. Nesse sistema o arranjo espacial e temporal das culturas influencia na incidência e severidade de doenças que podem causar perdas de produtividade no ILPF. Além disso, as sementes geralmente são oriundas de outros estados e podem ser veículos de transmissão de novos patógenos na região. A identificação correta das doenças e o seu monitoramento permitem a tomada de decisão de controle e estabelecimento do manejo visando minimizar os danos potenciais que esses agentes podem causar ao sistema ILPF. Os objetivos deste trabalho foram identificar e monitorar as doenças nas culturas anuais implantadas no Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta em Roraima.
METODOLOGIA:
O sistema ILPF em Roraima foi implantado em área de Latossolo Amarelo, textura arenosa e topografia plana, no campo experimental Água Boa da Embrapa Roraima, no município de Boa Vista, no estado de Roraima. O monitoramento foi realizado em duas safras, no período de junho a outubro dos anos 2009 e 2010, nas culturas do milho (Zea maydis) cv. BRS 1010, arroz (Oryza sativa) cv. BRS Sertaneja, soja(Glycine max) cv. BRS Tracajá e feijão-caupi (Vigna unguiculata) cv. BRS Guariba. As culturas foram inspecionadas de acordo com o estádio fenológico totalizando 4 avaliações/cultura/safra. A inspeção consistia na coleta de material vegetal com sintoma de doença e em laboratório realizados os procedimentos para identificação dos patógenos com auxílio de microscópio ótico e estereosópio. Além disso, uma amostra do lote de sementes de cada cultura foi obtida para análise sanitária para prever a ocorrência de patógenos associados a sementes.
RESULTADOS:
No monitoramento foram identificadas as seguintes doenças fúngicas por cultura: mancha-alvo e crestamento foliar em soja; mela, mancha-café, fusariose, cercosporiose e podridão-cizenta-do-caule em feijão-caupi; mancha-parda e mancha em grãos em arroz e mancha por Drechslera em milho. As doenças em milho e arroz foram verificadas apenas em 2010. As doenças de final de ciclo, cercosporiose, mancha-alvo e crestamento foliar foram as mais frequentes em feijão-caupi e soja nas duas safras avaliadas. A principal doença em vagem de soja foi a mancha de cercospora com até 30% de incidência.Os principais fungos associados as sementes foram Fusarium sp., Colletotrichum truncatum , Cladosporium sp. em soja, Fusarium oxysporum f.sp. tracheiphillum, Cladosporium sp., Macrophomina phaseolina e Fusarium sp. em feijão-caupi; Curvularia sp. e Alternaria sp. em arroz. Em todos os lotes, os fungos de armazenamento Aspergillus flavus, Aspergillus niger e Penicillium sp. foram detectados.
CONCLUSÃO:
O monitoramento de doenças nas culturas da soja, milho, feijão-caupi e arroz implantadas no sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta permitiu a identificação das principais doenças incidentes no sistema. As doenças tiveram baixa severidade em função do uso de cultivares resistentes e do arranjo espacial das culturas. O uso de sementes sadias e certificadas é essencial para evitar a entrada de fitopatógenos nas áreas uma vez que podem ser veiculados pelas sementes.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: fitopatógenos, fungos em sementes, fitopatologia.