Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
RORAIMA NA DÉCADA DE 1980: MIGRAÇÃO E MEMÓRIA
Francisco Marcos Mendes Nogueira 1
Carla Monteiro de Souza 2
1. Acadêmico em História/UFRR e Bolsista do PIBID-História/CAPES/UFRR
2. Profa. Dra. em História/UFRR e do PPGL/UFRR
INTRODUÇÃO:
Roraima situa-se no extremo norte do País e ao longo do seu processo de ocupação e de exploração a presença de migrantes sempre foi muito marcante, em especial, os oriundos do Nordeste. O fluxo migratório foi crescente ao logo dos anos, incrementado de modo especial na década de 1980, seja ele motivado por meio das políticas de colonização, como também pela busca de ouro, através dos garimpos em solo roraimense. Deste modo, o presente trabalho, ainda em andamento, busca apresentar Roraima na rota da migração, destacando os desejos e as motivações que favoreceram o processo migratório nesta década. Por este motivo, o aporte da história oral foi de fundamental importância para captar pelas reminiscências: os desejos e motivações. Colocando em evidência, por meio das narrativas o protagonismo dos migrantes, em especial a dos nordestinos.
METODOLOGIA:
A constituição da pesquisa deu-se primeiramente e no levantamento dos autores que trabalham os conceitos de memória, história oral e migração. Visando, adquirir o aporte teórico e metodológico para conduzir a pesquisa. Outro aspecto foi a seleção de entrevistados, priorizamos as narrativas de dois migrantes nordestinos, oriundos do Maranhão, um que veio em busca de trabalho no serviço público e outro que veio para o garimpo. O passo seguinte foi o tratamento das narrativas que serviu para traçar uma análise da conjuntura de Roraima da década de 1980.
RESULTADOS:
Não tivemos como pretensão homogeneizar o estudo da migração por meio de duas narrativas, aqui coletadas. Mas, por intermédio da metodologia da história oral, que, trabalha com a memória humana. Valorizando os aspectos da vida vivida, o que, é assimilado pelo individuo por meio da memória, seja a memória social como a individual. É justamente por meio da memória que ele é capaz de dar novas significações e atualizar os eventos outrora vividos. O ato de lembrar evoca o passado, através das lembranças, para fazer parte do presente. A migração para Roraima nos anos de 1980 não foi uma exclusiva para o Estado, mas para toda a Região Norte, ela exerceu forte influência no aumento da população. E, em Roraima umas parcelas significativas foram a de migrantes nordestinos.
CONCLUSÃO:
A migração é um tema complexo e tem sido abordado sob a ótica da mensuração quantitativa de entradas e saídas, da força de trabalho, entre outros. Entretanto, o estudo da categoria “ser” migrante não pode ser resumida apenas a números, que, muitas vezes não conseguem dar conta da análise social da realidade de origem e de destino. Neste aspecto, a metodologia da história oral nos possibilitou compnnreender os desejos e as motivações que estão intrinsecamente ligadas à subjetividade do indivíduo.
Palavras-chave: História Oral, Migrante, Nordestino.