Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 3. Contabilidades Específicas
CONTABILIDADE E OS SISTEMAS APURAÇÃO E CONTROLE DE CUSTOS NAS INDÚSTIRAS DE BOA VISTA - RR.
Rubens Savaris Leal 1
Maria Adelaide A. Soares 2
Mariana da Silva Souza 2
Jose dos Santos Dias 3
1. Prof. MSc. - Curso de Ciências Contábeis - UFRR
2. Aluno(a) Curso de Ciências Contábeis - UFRR
3. Prof. - Curso de Ciências Contpabeis - UFRR
INTRODUÇÃO:
As indústrias instaladas no Município de Boa Vista - RR, são importantes em vários segmentos do mercado atual. Apesar de não serem empresas de grande porte, estão entre as maiores do estado, proporcionando geração de empregos e riquezas. Não conhecemos quais os métodos de custeamento utilizado no processo de formação do custo do produto. A questão orientadora, da nossa proposta de estudo, é a seguinte: como estão estruturados os sistemas de custeamento das indústrias roraimense cadastradas na Fed. das Ind. de RR? Nosso objetivo implícito é retratar a realidade das empresas industriais roraimense no que se refere ao gerenciamento dos seus custos operacionais, procurando apresentar como estão estruturados os sistemas contábeis de apuração e controle de custos utilizados por essas entidades. Focalizar a investigação em torno da temática relativa à estruturação dos sistemas de apuração e ao controle de custos de indústrias de Roraima é, especialmente, importante à melhoria da compreensão e da utilização das práticas de gerenciamento de custos, bem como à visualização da aplicação prática do conhecimento gerado na academia.
METODOLOGIA:
A população, objeto dessa investigação, corresponde a todas empresas, identificadas como indústrias roraimense cadastradas na FIERR, em 2010, que possuem número de funcionários superior a 20, tratando-se de indústrias de pequeno porte, médio porte e grande portes. O corte relativo ao número de funcionários será efetuado uma vez que se observa, no Brasil, uma tendência de micro e pequenas empresa não utilizam instrumentos de Contabilidade Gerencial.
Os questionários serão respondidos pelos responsáveis pela controladoria ou área afim. Após o aceite, será solicitado o e-mail do potencial respondente para que seja enviada uma correspondência eletrônica. Nos casos em que não tiver retorno em aproximadamente 7 dias, por medida de precaução e ainda como uma tentativa de reunir o maior número de respostas, serão endereçado os questionário para as empresas em que foram encaminhados os e-mail e que não haviam respondido ao questionário eletrônico prontamente.
RESULTADOS:
Por tratar-se de projeto inicial, ainda não disponibilizamos dos resultados para análise.
CONCLUSÃO:
Pretende-se, levantar informações que venha contribuir para o direcionamento do ensino, superior no Estado de Roraima.
Pretende-se levantar subsídios para que possibilite um melhor delineamento dos profissionais que atuam na área, assim como, preparar para questionamentos referente ao aumenta da competitividade de empresas vindas de fora.
Palavras-chave: Custo, Gestão de Custo, Contabilidade.