Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 3. Pastagem e Forragicultura
AVALIAÇÃO DA GRAMÍNEA Trachypogon plumosus IRRIGADA COM ÁGUA RESIDUÁRIA MAGNETIZADA NA SAVANA AMAZÔNICA
Zândla Carla Lima da Silva 1
Rachel Dinelly Coêlho 2
Flávia Michelle Duarte Alves 3
Fabiana da Silva Mariano 4
Vanderlei Bett 5
1. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR, bolsista PIBIC-CNPq
2. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR, bolsista PIBIC-CNPq
3. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR
4. Acadêmica do curso de graduação em Zootecnia da UFRR
5. Zootecnista, D.Sc., Prof. do departamento de Zootecnia da UFRR, orientador
INTRODUÇÃO:
A savana amazônica é constituída de campos naturais e estepes, possui épocas de chuvas abundantes e de secas intensas, onde é comum o uso do fogo no manejo das pastagens. Atualmente, a principal limitação para a produção agrícola de forrageiras é o estresse hídrico. O capim conhecido como fura-bucho (Trachypogon plumosus) é componente das pastagens nativas dos lavrados de Roraima, apresenta boa produção de biomassa e tolerância à seca, respondendo positivamente à fertilização e à irrigação, abrindo uma perspectiva interessante para a exploração de pastos nativos. Estudos em irrigação magnética e no reuso das águas utilizadas nas indústrias visam à diminuição dos impactos que estas podem produzir ao ambiente. O trabalho teve como objetivo avaliar a estabilidade da produção da gramínea Trachypogon plumosus, a produção de matéria verde total (PMVT), a produção de matéria seca total (PMPST), a relação colmo/lâmina foliar (C/L) e a resistência às plantas invasoras no cerrado de Roraima, com ou sem irrigação com água residuária de lavanderia submetida ao processo de magnetização.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Campus Cauamé/UFRR, no período de agosto de 2009 a julho de 2010. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro repetições e cinco tratamentos: gramínea cultivada sem irrigação; com irrigação de água natural; com irrigação de água natural magnetizada; com irrigação de água residuária de lavanderia; e com irrigação de água residuária de lavanderia magnetizada. As parcelas experimentais foram de 9m2, com 1m de bordadura. Foram realizados dois cortes de uniformização e dois cortes de produção, um no período da seca, com intervalo de 70 dias de crescimento, e outro no período chuvoso, com intervalo de 35 dias. A análise estatística das variáveis estudadas foi efetuada utilizando-se o procedimento GIM do pacote estatístico SAS® System for WindowsTM versão 9.0.
RESULTADOS:
As melhores médias de produção foram obtidas mediante os tratamentos com água residuária (magnetizada ou não), mas não houve diferenças significativas em relação à produção e ao percentual de invasoras na área experimental. No período seco, mesmo mediante irrigação, a produção de massa verde foliar foi menor que no período chuvoso. As maiores médias de material senescente foram encontradas no período seco. O tratamento com água residuária magnetizada apresentou maior quantidade de invasoras em relação aos demais. O Trachypogon plumosus é uma gramínea nativa e competitiva, apresenta crescimento cespitoso e proporciona menor cobertura de solo, o que favorece a invasão de outras espécies.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos não foram significativos estatisticamente, mas houve uma tendência aos melhores efeitos com as parcelas que receberam irrigação com água residuária de lavanderia, magnetizada ou não. Novos estudos devem ser realizados para que se possa utilizar a água residuária de lavanderia, com ou sem magnetização, na irrigação de forrageiras, diminuindo os custos com calagem e adubação, uma vez que essa água, com seu pH característico, é rica em bases.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: água de lavanderia, forragem nativa, irrigação.