Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 4. Planejamento Urbano e Regional
O mito da preservação pelo tombamento: prática e discurso em Boa Vista-RR.
Elizabete Nogueira 1
Georgia Patrícia da Silva 2
Milton José Piovesan 3
Gisele de Jesus Messias 4
Leidiane do Nascimento Alves 5
1. Doutoranda em Turismo - Antonio de Nebrija/IFRR
2. Doutoranda em Política Pública - UFMA/IFRR
3. Doutor em Ciëncias da Educação - UAA/IFRR
4. Graduanda em Turismo
5. Graduanda em Turismo
INTRODUÇÃO:

A preservação do patrimônio cultural se materializa de várias formas e, qualquer que seja a intervenção utilizada para protegê-lo, representa a importância que a sociedade e o poder público têm para com história e a memória de seu povo. Sabe-se que as capitais brasileiras enfrentam um processo de crescimento populacional acelerado, o que contribui para descaracterizar e, por muitas vezes, demolir as conformações de bens históricos e culturais, dada a demanda por espaço.
Contudo, vários intelectuais e políticos já vêm reconhecendo que esses objetos do passado podem trazer benefícios econômicos. Para isso, fazem projetos que dão nova função e utilidade aos bens outrora abandonados, investindo, desta forma, em atividades de lazer e cultura. A capital Boa Vista no estado de Roraima é bastante rica em patrimônios culturais que traduzem a trajetória de colonização, imigração e luta em defesa da terra neste território. Este trabalho se propõe a analisar quais as formas de preservação instituídas oficialmente pelo poder público e que tem o reconhecimento da sociedade. O estudo justifica-se pela importância que os bens de valor cultural e histórico adquiriam no presente, com perspectivas mais promissoras no futuro, em decorrência do crescimento do turismo.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada recaiu no método qualitativo, com teor descritivo. Obtiveram-se dados por meio da observação das paisagens urbanas e dos bens culturais tombados, bem como de entrevistas com representantes de órgãos responsáveis pelo patrimônio histórico cultural. Foram ainda realizados registros fotográficos e pesquisa documental.
RESULTADOS:
A forma mais utilizada e identificada para preservar o patrimônio de Boa Vista foi o tombamento De acordo com Bogéa (2007) o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bem de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados. Essa forma praticada em Boa Vista não é suficiente para manter os bens culturais em bom estado de uso.
Desta forma, nos resultados encontrados, identificou-se que muitos patrimônios estão abandonados, descaracterizados em virtude do descuido do poder público e que no futuro próximo podem deixar de fazer parte do acervo da cidade. Dentre os patrimônios observados no centro antigo da cidade, o que chama atenção é ação predatória que vêm sofrendo. Embora, haja discurso do poder público, que promete a preservação do legado arquitetônico e histórico, na prática isso parece não funcionar.
A ausência do poder público tem sido responsável pela decadência do patrimônio e transformações das paisagens. Quanto à sociedade, embora não esteja inerte às mudanças das paisagens físicas e visuais, ela ainda não está conscientizada sobre a importância do patrimônio.
CONCLUSÃO:
De maneira geral, o patrimônio cultural da cidade vem passando por graves consequências negativas, tais como: colapso das edificações antigas, aumento de processos de destruição e abandono, além da descaracterização pelo uso de atividades comerciais. As iniciativas das entidades competentes ainda são insuficientes para atrair a participação efetiva da comunidade na proteção do patrimônio, no intuito de aceitá-lo e conhecê-lo como símbolo do passado, ainda vivo, que precisa permanecer.
Palavras-chave: Patrimônio, Tombamento, Preservação.