Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
O USO DA CHARGE COMO ANÁLISE DA CONJUNTURA HISTÓRICO-SOCIAL DE RORAIMA
Paulo Sérgio Rodrigues da Silva 1
Antônio Klinger da Silva Souza 2
Carla Onofre Ramalho 3
Evangelista Soares Siqueira 4
Francisco Marcos Mendes Nogueira 5
1. Especialista em História Regional pela UFRR e Prof. da Funda UNIVIRR
2. Especialista em História Regional pela UFRR e mestrando do PPGSCA/UFAM
3. Graduada em História pela UFRR
4. Pedagogo pela UERR e Acadêmico de História pela Plataforma Paulo Freire/MEC/UERR
5. Acadêmico de História (B/L) da UFRR e Bolsista do PIBID-História/CAPES/UFRR
INTRODUÇÃO:
No mundo contemporâneo impregnando pelo discurso audiovisual, a charge torna-se um elemento metodológico precioso na compreensão da realidade histórico-social de Roraima. Na qual, pela imagem contida nas charges torna-se, portanto, possível fazer uma analise dos discursos contidos nelas e, que, muitas carregam de forma velada o discurso ideológico da elite local. Além do que, este discurso para o senso comum é visto como algo risível. Entretanto, nelas podem está embutido o preconceito, a ironia, o deboche e a discriminação. Por esta razão, o presente trabalho tem como objetivo busca analisar por meio das charges publicadas no Jornal Folha de Boa Vista os aspectos da realidade histórico-social da sociedade roraimense. E assim, quebrar com o paradigma da “isenção” dos Jornais por meio da sua linha editorial que é repassado ao senso comum.
METODOLOGIA:
A realização da pesquisa incluiu inicialmente uma consulta a autores relacionados à temática em estudo. Deste modo, foi possível adquirir o suporte teórico e metodológico necessário para a realização deste trabalho. Em seguida foi selecionado como instrumento de análise o jornal de maior circulação em Roraima: o Folha de Boa Vista. Optou-se ainda, pelo uso da charge em virtude do poder de alcance que ela possui, uma vez que se trata de uma forma de comunicação e veiculação de discursos, que visa atingir o grande público. O passo seguinte foi o processo de análise do material selecionado, utilizando-se das ferramentas metodológicas adquiridas a partir do levantamento teórico inicial.
RESULTADOS:
Historicamente os jornais em Roraima estão vinculados a grupos de interesses e de poder. Verificou-se, portanto, pelas charges analisadas que, as mesmas, atreladas aos projetos políticos das classes dominantes em Roraima. O jornal de maior circulação, o Folha de Boa Vista, porta voz dos interesses das elites, mostram em suas charges os discursos ideológicos ressaltando a prevalência dos mais fortes economicamente, empresários, fazendeiros e políticos tradicionais, em relação às minorias. As charges, como modos satíricos, possibilitam entender a conjuntura social e política de Roraima como a imposição dos interesses dos políticos e empresários em relação: à posse da terra; a utilização dos recursos naturais; e da memória local pelas famílias tradicionais. Outro aspecto encontrado nas charges foi a imagem do índio como um estorvo ao desenvolvimento do Estado.
CONCLUSÃO:
As charges não são elementos inócuos no discurso, nelas contém a linha editorial do jornal. Por meio das Charges, tendo como pano de fundo as questões sociais e políticas, o discurso é transmitido de forma risíve e irônico. Assim, as charges analisadas nos possibilitaram compreender os vários momentos históricos e sociais do cotidiano roraimense, em especial das questões política e a da indígena, desvelando assim, as ideologias da classe dominante e a mentalidade da expansão capitalista.
Palavras-chave: Análise do discurso, Charges, Realidade Social.