Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
EFEITO DA IRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA E MAGNETIZADA EM LATOSSOLO AMARELO, LATOSSOLO VERMELHO E VERTISSOLO
Rayssa Natasha Barros Mafra 1
Valdinar Ferreira Melo 2
Lessyano Rabelo Araújo 3
Fernando Elizio de Oliveira 3
Raphael Henrique da Silva Siqueira 4
1. Universidade Federal de Roraima. Graduanda em Agronomia. Bolsista PET-AGRO.
2. Prof. Dr. - Depto de Solo e Engenharia Agrícola - UFRR - Orientador
3. Universidade Federal de Roraima. Graduando em Agronomia.
4. Universidade Federal de Roraima. Granduando em Agronomia. Bolsista PIBIC/CNPq.
INTRODUÇÃO:
A utilização de água residuária na agricultura pode ser importante não apenas como fonte extra de água, mas também devido a vários outros fatores, como servir de fonte de nutrientes, acrescentar matéria orgânica, auxiliando no desenvolvimento da cultura. Muitos estudos têm sido realizados com a utilização de águas provenientes de esgoto, porém pouco se encontra sobre a utilização de águas provenientes de lavanderias, tanto industriais como domésticas. A magnetização da água é a indução da transferência de prótons na ponte de hidrogênio da molécula de água quando submetida a um campo magnético estático externo. A água magnetizada afeta o fenômeno de troca iônica como decorrência da redistribuição de cargas espaciais nas micelas coloidais do solo e também das mudanças espaciais das cargas nas argilas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da irrigação com dois tipos de água, água tratada magneticamente e água residuária de lavanderia, no pH dos seguintes solos: Latossolo Amarelo Distrófico, Latossolo Vermelho Distrófico e Vertissolo Ebânico Eutrófico.
METODOLOGIA:
O trabalho foi conduzido em casa de vegetação no CCA/UFRR. O experimento consistiu em um esquema fatorial 3 x 4 x 3 com medidas no tempo: aos 14, 29, 47, 78 e 96 dias após o início das irrigações utilizando água natural, água natural magnetizada, água residuária, água residuária magnetizada, com um total de 12 tratamentos e três repetições, em delineamento em bloco com parcelas subsubdividas. Foram utilizados vasos com capacidade de 9 kg, cada um representando a unidade amostral, preenchidos com 7,4 kg de solo seco e destorrado. Em seguida, os vasos foram irrigados até atingir a capacidade de campo, que foi mantida a cada três dias. As amostras foram avaliadas quanto ao pH em água e em KCl. Foram feitas análises de variância e regressão utilizando o programa estatístico SISVAR.
RESULTADOS:
O Latossolo Amarelo, com a utilização de água natural e água natural magnetizada, apresentou queda nos valores de pH em água e em KCl em função do tempo, enquanto com a utilização de água residuária magnetizada o pH aumentou e se manteve constante até o final do experimento. Já com a água residuária o pH apresentou aumento linear. O Latossolo Vermelho apresentou queda do pH em água e em KCl em todos os tratamentos, sendo mais acentuada nos tratamentos com água natural e água natural magnetizada. O Vertissolo apresentou valores de pH em água e em KCl maiores no tratamento com água residuária magnetizada seguido do tratamento com água residuária e água natural, que tiveram ligeira queda ao longo do tempo, enquanto que o tratamento com água natural magnetizada teve acentuado decréscimo de pH em água. Os solos estudados apresentaram características eletronegativas.
CONCLUSÃO:
Os tratamentos que proporcionaram maiores aumentos do pH foram os com água residuária e água residuária magnetizada para o Latossolo Amarelo e Vertissolo, respectivamente. Já no Latossolo Vermelho observou-se diminuição linear do pH em função do tempo.
Palavras-chave: Água de lavanderia, Quimica do solo, potencial hidrogeniônico.