Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
OCORRÊNCIA INÉDITA DE CAPILARIOSE URINÁRIA EM CACHORROS-DO-MATO (Cerdocyon thous) DE VIDA LIVRE, NA AMAZÔNIA SETENTRIONAL
Keiko Kusamura de Mattos 1
Paulo Sergio Ribeiro de Mattos 2
Luciana Surita da Motta Macedo 3
1. Pesquisadora da Fundação Estadual do Meio Ambiente Ciência e Tecnologia-FEMACT
2. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pequisa Agropecuária-Embrapa
3. Gestora da Fundação Estadual do Meio Ambiente Ciência e Tecnologia-FEMACT
INTRODUÇÃO:
O cachorro-do-mato (Cerdocyon thous ) é a espécie do grupo dos canídeos neotropicais, mais comum no Brasil. Possui hábito alimentar generalista, que leva a uma distribuição ampla, compreendendo desde a America Central até o sul da América do sul, ocupando diversos nichos ecológicos tais como florestas, savanas e caatingas. Assim como outros carnívoros, desempenha um papel fundamental na estabilidade dos ecossistemas, por ser topo da cadeia alimentar. As infestações parasitárias podem apresentar um impacto significativo nas populações de cachorros-do-mato, por espoliação dos nutrientes e fluídos corporais, aumentado assim a sua susceptibilidade a outras doenças infecto-contagiosas e parasitárias. Desta forma, neste presente trabalho foi capturado cachorros-do-mato de vida livre, no intuito de detectar infestações parasitárias e o possível impacto que as mesmas podem estar causando à espécie.
METODOLOGIA:
Para a captura, foram utilizadas armadilhas do tipo Tomahawk em área de savana próximo a cidade de Boa Vista, Roraima. O animal capturado foi submetido a uma avaliação clínica e foram coletadas amostras de urina por sonda uretral, fezes da ampola retal e sangue da veia braquial. No laboratório a urina foi submetida à análise química por fita reativa (UridiagTM Bayer Diagnostics Mfg., Ltd., Bridgend, UK, CF31 3TY) e avaliado o sedimento por centrifugação; as fezes foram submetidas ao exame de flutuação e sedimentação de ovos e, no sangue foi realizado o hemograma completo.
RESULTADOS:
No sedimento urinário foi observada a presença de ovos de capilarídeos. O sedimento urinário apresentava uma quantidade moderada de leucócitos, eritrócitos e células de descamação, com o pH de 6,5 e densidade de 1,0. A fita reativa indicou a concentração de 30mg/dL proteínas e de 1 mg/dl de urobilinogenio. A bilirrubina foi classificada como moderada (++) e a glicose negativa. A análise coproparasitológica se mostrou negativa. No hemograma foi detectada uma discreta linfopenia, sendo o valor absoluto da contagem de eosinófilos e os quantitativos do eritrograma ocorrendo dentro dos padrões normais. Nenhuma alteração digna de nota foi encontrada no exame clínico. A ocorrência de capilarídeos parasitando bexiga urinária de canídeos silvestres foi detectada em várias partes do mundo. Entretanto trabalhos referentes a canídeos silvestres neotropicais ainda é escasso. Há um registro em cachorro-do-mato no Rio de Janeiro e outro em lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) na argentina. O impacto orgânico do parasitismo do sistema urinário por capilarídeos, em carnívoros neotropicais de vida livre ainda não são conhecidos.
CONCLUSÃO:
Neste presente trabalho, foi diagnosticada pela primeira vez a ocorrência de ovos de capilarídeos em sedimento urinário em cachorro-do-mato na amazônia setentrional. As alterações do sistema urinário se mostraram significativas e as respostas hematológicas discretas. Estes achados indicam que esta parasitose apresenta potencial de criar um impacto negativo, para a estabilidade das populações silvestres.
Instituição de Fomento: FEMACT, Cnpq
Palavras-chave: Cerdodyon thous, Capilarídeo, canídeo silvestre.