Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
AS CONSEQÜÊNCIAS EMOCIONAIS DO ABUSO SEXUAL EM CRIANÇAS
Lilia Maria Cruz De Almeida 1
1. Acadêmica do curso de Psicologia da Faculdade Cathedral de Ensino Superior
INTRODUÇÃO:
O abuso sexual infantil é considerado um fator de risco para o desenvolvimento das crianças. É sempre algo surpreendente para uma família quando se depara diante dessa realidade. Nunca em toda história, as páginas dos jornais estamparam notícias de abusos sexuais como agora, a cada momento que abrimos os jornais, revistas ou fazemos uso de outro meio de comunicação como a internet deparamos com informações desse teor, chega a ser indigesto. É um assunto muito temido, pois ninguém está livre de sofrer este tipo de violência ou de ver nossas crianças vivendo como vítimas de pessoas inescrupulosas, e doentes. Resta-nos como profissionais buscar conhecimento, para estarmos seguro de nossos procedimentos, não permitindo que sejamos agentes da negligência passando a mão na cabeça dos agressores em detrimento das vítimas. Esta pesquisa busca investigar sobre as consequências emocionais do abuso sexual em crianças. O Abuso Sexual Infantil é um grande causador de impacto em suas vítimas, não se trata só do dano físico em curto prazo, como também nos danos emocionais, psíquicos.
METODOLOGIA:
Este estudo se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e documental. Desta forma, salienta-se que foram utilizadas fontes da literatura acerca da temática para análise do problema em questão, fundamentou também suas hipóteses em fontes documentais, tais como, estudo no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Constituição Federal entre outros documentos. O procedimento adotado para análise dos dados da pesquisa, uma vez que se caracteriza por uma abordagem qualitativa, foi a Análise de Conteúdo, onde se analisou tanto as obras lidas quanto as fontes documentais. Esta análise foi realizada em três fases: a primeira foi a pré-análise, onde se procedeu a escolha das obras e dos documentos; a segunda foi a exploração do material, que envolveu a escolha das unidades, a enumeração e a classificação. A terceira etapa, e última, foi constituída pelo tratamento, inferência e interpretação dos dados.
RESULTADOS:
O presente estudou buscou apontar uma exposição clara sobre os males causados nas nossas crianças vítimas de abuso sexual, onde constatamos concordância dos autores, em que as alterações emocionais, psíquicas, comportamentais são inegáveis. Sanderson afirma que o impacto do abuso sexual na vida das crianças é algo inquestionável. Os relatos apontam para algo destrutivo, não estamos falando somente de danos físicos em curto prazo, mais sim emocionais e psicológicos em longo prazo. A criança e o adolescente violentados sexualmente poderão sofrer consequências físicas gerais, tais como lesões genitais gravidez geralmente problemática, disfunções sexuais e psicológicas como: sentimento de culpa, auto desvalorização, depressão, medo da intimidade quando chegam na idade adulta, tendência a prostituição e ao homossexualismo, negação de relacionamentos afetivos, distúrbios sexuais, suicídio e problemas de conduta, personalidade e identidade. (Braum, 2002).
CONCLUSÃO:
Ao final deste trabalho compreende-se que o tema é de uma ascendência tremenda, impossível esgotar, devido sua complexidade. Necessita avançar mais nas pesquisas principalmente pesquisa de campo. Os resultados deste estudo revelaram que o abuso sexual tem causado transtorno no desenvolvimento físico e emocional das crianças, com sequelas incalculáveis para a vítima e para seus familiares.
Palavras-chave: abuso, agressão, emocional.