Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Contabilidade - 3. Contabilidades Específicas
A GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR E O PROCESSO CONTÁBIL: O CASO DO GRÊMIO RECREATIVO CULTURAL E ESCOLA DE SAMBA “PRAÇA DA BANDEIRA”
NAIA REJANE DE SOUZA VERAS 1
HILTON HANS DO NASCIMENTO PEREIRA 2
SUZANA MACIEL DO NASCIMENTO 3
TARCÍSIO VAZ DA SILVA JÚNIOR 4
IVANIRA PEREIRA GAGO 5
PALMIRA LEÃO DE SOUZA - Orientadora 6
1. Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
2. Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
3. Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
4. Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
5. Acadêmica do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
6. Profa. MSc - Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis - Faculdade Cathedral
INTRODUÇÃO:
O terceiro setor tem ocupado destaque no contexto econômico-social do Brasil tendo em vista que o mesmo oferece uma alternativa para a resolução de muitos dos problemas sociais contemporâneos. Uma das definições para o terceiro setor nos remete às organizações atreladas às iniciativas privadas que visam a produção de bens e de serviços públicos. Essas entidades não geram lucros e seu objetivo está em atender as necessidades coletivas. A contabilidade, através de um processo contábil, específico para esta atividade, tem como foco a utilização da informação levando as empresas desse setor a adotarem formas alternativas de gestão que promovam principalmente a confiabilidade para aqueles que apostam em suas atividades.
METODOLOGIA:
Utiliza-se de um estudo de caso: o Grêmio Recreativo e Escola de Samba Praça da Bandeira - entidade sem fins lucrativos (terceiro setor) que desde sua criação coleciona vários títulos no Estado de Roraima. Esta instituição no decorrer dos anos teve relevante papel nas festividades de carnaval contribuindo para o crescimento cultural e turístico do Estado. Foi realizado levantamento bibliográfico sobre as melhores práticas para contabilizar as operações de empresas com esta especialidade além de fazer análise da prestação de contas dos recursos recebido para o Carnaval de 2010, além de realizar entrevistas com os seus gestores.
RESULTADOS:
No decorrer dos anos teve relevante papel nas festividades de carnaval contribuindo para o crescimento cultural e turístico do Estado. Feito o levantamento bibliográfico concluiu-se que o “orçamento anual” é um importante demonstrativo que promove a informação que norteará ou não, os objetivos traçados pelos gestores e associados de uma entidade sem fins lucrativos. Durante o período da pesquisa, foram ouvidos os gestores e analisados os documentos referentes a prestação de contas dos recursos utilizados durante o Carnaval de 2010 e observou-se que, não existe um contador atuando na gestão da organização. E que na prática os registros são feitos através do Livro Contábil Caixa.
CONCLUSÃO:
Há preocupação em utilizar bem os recursos financeiros, porém, essa fidelidade não conduz a decisão de utilizar-se de métodos contábeis disponíveis, como é o caso planejamento financeiro, ou através da elaboração de um orçamento específico para cada departamento, ou ala, da Escola.
Palavras-chave: Terceiro Setor, Contabilidade, Orçamento.