Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 4. Educação Básica
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA EM RORAIMA: ENSINO FUNDAMENTAL
Prof. MSc. Jedson Machado Ximenes 1
Profª. MSc. Maria Lourdes Vieira Pedroza 2
Prof. MSc. Rosinildo Galdino da Silva 3
1. Mestre em Ciência da Motricidade Humana, Colégio de Aplicação – CEDUC/UFRR, jeds
2. Mestre em Genética, Colégio de Aplicação – CEDUC/UFRR, maluvp@yahoo.com.br
3. Mestre em Motricidade Humana, Centro de Estudos da Biodiversidade – Cbio/UFRR, r
INTRODUÇÃO:
A história da formação do povo brasileiro tem apresentado processos nem sempre includentes, dentre estes o acesso a educação formal é um exemplo clássico. Aqui se destaca como uma das categorias mais atingidas por esta realidade a de trabalhadores rurais, muitos dos quais envolvidos na dinâmica dos assentamentos rurais na Amazônia e em especial, Roraima. A Educação de Jovens e Adultos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA, representa uma oportunidade para milhares de assentados em vista da construção de novos rumos. Professores pesquisadores da UFRR, através da Pró-reitoria de Extensão - UFRR e entidades parceiras, buscam produzir um processo pedagógico significativo visando a superação de uma das limitações mais cruéis de muitos destes trabalhadores: a falta de acesso a educação formal deixando-os, inclusive, à margem da compreensão da linguagem escrita. O objetivo deste estudo foi desenvolver ações de EJA em áreas de assentamentos em Roraima, trabalhando com o segundo segmento do Ensino Fundamental (5ª a 8ª Séries), possibilitando uma leitura crítica de mundo, a inserção no mundo do trabalho e uma conseqüente intervenção na melhoria de qualidade de vida no meio rural.
METODOLOGIA:
A metodologia consistiu na seleção das turmas e monitores, encontros pedagógicos para capacitação dos monitores, visitas nos PA´s para acompanhamento e avaliação do aprendizado dos alunos, confecção de material didático-pedagógico para os monitores e alunos e realização de exames oftalmológicos.
RESULTADOS:
Ao final do Projeto, dos 600 alunos matriculados tivemos um índice de evasão de 7%, sendo que a grande maioria (93%) concluiu a 8ª série. Um dos fatores que proporcionou o sucesso na aprovação dos alunos foi a possibilidade de 360 destes serem atendidos com a realização de exames oftalmológicos e, quando necessário, a aquisição de óculos ou indicação de procedimento cirúrgico, uma vez que muitos deles possuem idade superior a 50 anos de idade. Dentre os motivos da evasão mencionada podemos citar mudança de Projeto de Assentamento, doença do aluno ou de algum familiar, falecimento, falta de comprometimento escolar e dificuldade de transporte.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a Educação de Jovens e Adultos nas áreas de assentamentos de reforma agrária é uma forte ferramenta para mudar a realidade das pessoas que vivem no campo, proporcionando uma melhor qualidade de vida e os mesmos direitos dos cidadãos que vivem nas cidades.
Instituição de Fomento: Ministerio do Desenvolvimento Agrário - PRONERA
Palavras-chave: educação, EJA, metodologia de ensino.