Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
A HISTÓRIA DO LASER E SUAS APLICAÇÕES
Gilmar Alves Silva 1
1. Universidade Estadual de Roraima (UERR)/SECD
INTRODUÇÃO:
O princípio do laser foi descrito por Albert Einstein já no início do século XX, porém, só se tornou um sistema útil do ponto de vista comercial, nos anos 60. Nos anos 70, foram introduzidos no mercado novos sistemas de processamento de metais, dos quais resultaram vantagens tecnológicas, tanto em aplicações já existentes, como possibilitaram o aparecimento de aplicações completamente novas. Desde então, o rendimento dos equipamentos laser tem melhorado de forma significativa, sabendo que o seu desenvolvimento, tal como na informática, está longe de ter chegado ao fim. Atualmente, a tecnologia laser está presente em todos os setores do nosso cotidiano, tanto comercial como domésticos. Na telecomunicação, por exemplo, o laser controla a tecnologia da fibra óptica; os prazos de validade são marcados a laser; e muitos outros dispositivos, como os scanners, leitores de códigos de barras, leitores de CD utilizam também o laser. Na Medicina, o laser ganha cada vez mais espaço, como é o caso do tratamento de cancêr de pele através da técnica conhecida como fotodinâmica. Essa técnica muitas das vezes despença a cirurgia.
METODOLOGIA:
O trabalho Surge devido a necessidade de reunir informações sobre a história e aplicações do laser. Então nessa pesquisa o leitor encontrará um contexto de boa compreenção, como as apresentadas na sequência. Em 1905, Albert Einstein postulou que a luz é formada por pacotes discretos e bem determinados de energia (quantas), mais tarde chamados de fótons. Em 1913 o dinamarquês Niels Bohr apresentou seu modelo de átomo, onde os elétrons orbitam o núcleo em níveis bem determinados, sendo que só podem "saltar" de um nível para outro se receberem ou emitirem fótons com a quantidade de energia (que pode ser expressa pelo seu comprimento de onda) exata exigida para o salto completo. Em 1925, Erwin Schrödinger e Werner Heisenberg modificaram a forma de se interpretar o modelo de átomo de Bohr postulando que os elétrons são particulas que apresentam propriedades de ondas, cujo comportamento pode ser totalmente explicado pelas funções de onda desenvolvidas por Schrödinger.
RESULTADOS:
Por suas propriedades especiais, o laser é hoje utilizado nas mais diversas aplicações: médicas (cirurgias), na Fisioterapia como anti-inflamatório, regenerador e analgésico, industriais (cortar metais, medir distâncias), pesquisa científica (pinças ópticas, hidráulica, física atômica, óptica quântica, resfriamento de nuvens atômicas, informação quântica), comerciais (comunicação por fibras ópticas, leitores de códigos de barras), e mesmo todos os dias em nossas casas (aparelhos leitores de CD e DVD, laser pointer usado em apresentações com projetores) É produzido por materiais como o cristal de rubi dopado com safira, mistura de gases no caso do hélio e neônio, dispositivos de estado sólido como Laser Díodo, moléculas orgânicas como os lasers de corante.
CONCLUSÃO:
O desenvolvimento de tipos de laser depende de materiais para sua confecção. Muitos materiais podem ser usados na pabricação de lasers, como por exemplo a mistura dos gases hélio e neônio e certos corantes líquidos, emitem luz laser contínua. Sendo hoje utilizado em vários ramos da ciência, nao se sabe no futuro até onde, suas aplicações poderão chegar. Pois até então arma-laser para fins militares capezes de elimitar pessoas. Mas por outro lado o laser é usado para cura de câncer.
Palavras-chave: Laser , História do Laser, Fotodinâmica.