Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 4. Políticas Públicas
O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO E O ATUAL CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DE RORAIMA
Alessandra Esquivel Bressani 1
Rutineia de Oliveira Carvalho 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
INTRODUÇÃO:
A economia do Estado de Roraima é baseada no emprego público, conhecido como economia do “contracheque”. Com o intuito de modificar essa situação está sendo criado em Boa Vista a Área de Livre Comércio – ALC, a Zona de Processamento de Exportação - ZPE e condições de acesso aos países fronteiriços, fazendo com que o comércio cresça e prospere, com isso espera-se que sejam criados novos postos de trabalhos, aumentando as oportunidades para todos os profissionais. Neste trabalho busca-se conhecer essa questão dos novos postos de trabalho, segundo o discurso proferido pelo governo local das possibilidades, das expectativas, da oportunidade e do ponto de vista da necessidade, sem que haja a desvalorização da profissão. Por isso buscou-se investigar no contexto local o aspecto econômico e se os acontecimentos relacionados à ALC, ZPE e condições de acesso aos países fronteiriços proporcionarão condições para o surgimento de mais postos de trabalhos para a atuação dos profissionais de Secretariado Executivo.
METODOLOGIA:
Foram feitas pesquisas bibliográficas, visando traças um perfil do profissional de Secretariado Executivo, bem como pesquisa documental, com técnica de identificação, levantamento e exploração de documentos utilizando métodos qualitativos e quantitativos, tanto para a pesquisa bibliográfica quanto a documental, com o intuito de conhecer o que é uma Área de Livre Comércio e uma Zona de Processamento de Exportação.
RESULTADOS:
O resultado esperado era o de verificar se o profissional de Secretariado Executivo estava atendendo a nova situação sócio-econômica do Estado, mas o que constatou-se é que as empresas locais ainda não aderiram em sua maioria a ALC, e as poucas que fazem uso deste ainda não efetivaram os descontos prometidos, nem houve novas criações de postos de trabalho, e no que tange a ZPE está ainda não foi implantada totalmente e não há um seguimento fechado de como irá funcionar, mas há interesses de várias empresas que no futuro podem vir a se instalar em Boa Vista.
CONCLUSÃO:
As políticas públicas do Estado de Roraima têm convergido cada vez mais para buscar opções de desenvolvimento para o mesmo. Com isso há um grande interesse entre o Governo e a Prefeitura, que são os principais empregadores hoje, no intuito de criarem-se condições de sustento independente do contracheque, isto é, exclusivamente diferente do governo patriarcal.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Palavras-chave: Área de Livre Comércio, Zona de Processamento de Exportação, Secretariado Executivo.