Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DA BENZOILTIOSSEMICARBAZONA E DO COMPLEXO DE Ni (II): AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIFUNGICA E INSETICIDA
Rochelly da Silva Mesquita 1
Ana Mena Barreto Bastos 2
Wanderli Pedro Tadei 3
1. Graduada Química, mestranda do Curso de Biotecnologia em Recursos Naturais – UEA
2. Profª Drª. Química - IFAM
3. Dr. Ciências Biológicas,pesquisador titular III do INPA
INTRODUÇÃO:
As tiossemicarbazonas são compostos de considerável interesse científico, devido as suas importantes propriedades químicas e biológicas, derivados de benzaldeído e seus complexos metálicos tem sido estudado para testes com modelos biológicos. Com o objetivo de encontrar princípios ativos que venham a ser eficazes quanto à atividade antifúngica e inseticida, estudos foram realizados utilizando o fungo Aspergillus niger, devido suas excelentes propriedades de formarem complexos organometálicos, e contra larvas de Aedes aegypti.
METODOLOGIA:
Inicialmente ocorreu a obtenção da benzoiltiossemicarbazona a partir da tiossemicarbazida, em seguida o complexo de níquel II a partir de uma solução etanólica contendo benzoiltiossemicarbazona e cloreto de níquel. Os compostos foram caracterizados pelo ponto de fusão, análise elementar, condutimetria, espectroscopia eletrônica e absorção no infravermelho. Ambos compostos foram testados quanto à atividade antifúngica contra o Aspergillus niger em diferentes concentrações (200 – 2400 ppm), posteriormente incubados (28 - 30°C) por um período de 24 e 48 horas, verificando a inibição através de halos de inibição e comparado ao controle nistatina. Para os testes inseticidas, foram utilizadas larvas de 3º estádio de Aedes aegypti nos bioensaios, foram realizados em réplicas de cinco copos plásticos de 50 mL, com doses de 15,62 - 500 ppm (duplicata), com leituras a cada 24 e 48 horas. A concentração letal mediana (CL50) foi calculada estatisticamente através do programa POLO-PC.
RESULTADOS:
Os compostos apresentaram pontos de fusão de 205°C e > 300°C, respectivamente, os valores de condutividade molar apresentaram compostos neutros. No entanto, a atividade antifúngica apresentou resultados inibitórios apenas para o composto benzoiltiossemicarbazona,em comparação ao controle nistatina, nas concentrações variando de 800 a 2400 μg/mL, com halos de inibição variando de 8,0 – 15,0 mm. Os resultados mostraram ação inseticida dos produtos com valores da CL50 elevados. Considerando a leitura de 24 e de 48 horas, para a benzoiltiossemicarbazona, os valores da CL50 foram de 42,09 ppm (24h) e 38,49 ppm (48h). Para o complexo de níquel II, observa-se que os valores da CL50 foram de 42,28 ppm (24h) e 35,84 ppm (48h). As análises estatísticas para a função inseticida apresentaram toxicidade significativamente moderada.
CONCLUSÃO:
As atividades antifúngicas e inseticidas mostraram resultados satisfatórios, no entanto, o complexo de níquel II não deve ser indicado como um inseticida bioativo, pois possui a desvantagem em relação à contaminação por compostos metálicos dificultando sua remoção do meio ambiente. Portanto, com a síntese dos compostos, pode-se avaliar a ação antifúngica e inseticida dos compostos, contribuindo com o delineamento do perfil farmacológico de tais compostos na qual não haviam sido estudados.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa no Amazonas - Fapeam
Palavras-chave: Aedes aegypti, Aspergillus Niger, atividade biológica.