Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 3. Educação Ambiental
A QUESTÃO DO LIXO NA ESCOLA ESTADUAL GENIVAL THOMÉ MACUXI DA COMUNIDADE INDÍGENA DE VISTA ALEGRE-RR: UMA PROPOSTA DE EDUCACAO AMBIENTAL
Maria Aparecida Laurindo dos Santos 1
Nívia de Cássia Bitencourt 1
Neyla Maia Silva 1
Alexsandro Felício Silva 1
Jucilene Moreira 1
Mariana Bertanha Biava 2
1. Acadêmicos de graduação em Ciências Biológicas Faculdade Cathedral-FACES
2. Orientadora Profa. Msc. Mariana Bertanha Biava Faculdade Cathedral-FACES
INTRODUÇÃO:
O Município de Boa Vista possui doze comunidades indígenas da etnia Macuxi, entre elas a Comunidade Vista Alegre com aproximadamente 800 pessoas e uma escola com 280 alunos matriculados. O objetivo do trabalho foi identificar a percepção de alunos do Ensino Fundamental e Médio a respeito das questões relativas ao meio ambiente e a problemática do lixo, a fim de incentivar a educação ambiental na Escola Estadual Professor Genival Thomé Macuxi e conseqüentemente na Comunidade Indígena de Vista Alegre-RR onde a escola está situada. Pois há um descarte significativo de lixo nas proximidades da escola, e as questões ambientais e de saúde associadas ao lixo são consideradas de relevância para a comunidade em estudo.
METODOLOGIA:
Foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, conversas com os representantes locais e entrevista com os professores. Posteriormente foi aplicado um questionário aberto com 15 alunos do Ensino Médio (EM) e gravuras direcionadas com 20 alunos do Ensino Fundamental (EF). Os dados foram sistematizados e analisados e por fim, foram realizadas atividades de educação ambiental com palestras e oficinas.
RESULTADOS:
De acordo com os dados analisados das gravuras dos alunos do EF algumas categorias como: consciência ambiental, identificada em todos os desenhos, por meio da presença de cestos de lixo e nas falas dos personagens dos desenhos, o que revela que os alunos percebem a necessidade do cuidado com o ambiente; a presença do homem apareceu em nove gravuras (45%), o que pode ser entendido na dificuldade de se perceber o homem como parte integrante da natureza; lixo e degradação foram encontrados em oito desenhos (40%), o que nos induziu a uma conclusão de que este fator já está presente na comunidade. Os dados dos questionários com os alunos do EM revelaram que eles não se incluem como parte do meio ambiente, e ainda que o conceito de lixo atribuído por eles é semelhante ao encontrado nos discursos das populações de áreas urbanas. Todos os alunos do EM entendem que há uma relação da problemática da produção do lixo com a saúde e souberam citar situações em que isso acontece. Outro ponto revelado pelos questionários é que o lixo produzido na Comunidade Vista Alegre é depositado em buracos, que geralmente estão localizados nos quintais de cada residência, e em seguida é queimado.
CONCLUSÃO:
Com os resultados identificamos que os alunos percebem a interação do homem com o meio ambiente, apesar de não se incluírem como parte dele. Os sujeitos da pesquisa têm conhecimento sobre a preservação e os impactos negativos que o lixo pode causar, porém não se conscientizaram da relação estabelecida entre as suas atitudes e esses impactos. Podemos afirmar que a Educação Ambiental pode ser entendida como uma possibilidade de modificar a realidade da comunidade, já que esta se mostrou participat
Palavras-chave: alunos indígenas, percepção ambiental, meio ambiente.