Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 7. Educaçao - 18. Educação
A GESTÃO DEMOCRÁTICA SOB A VISÃO DE GESTORES E DOCENTES DO POLO LESTE DA CIDADE DE BOA VISTA-RR
Alessandra Esquivel Bressani 1
Alcimone Melo da Silva 2
Jéssica Mafra Lima Farias 1
Maria Ivone Alves da Silva 3
Ocione de Melo Silva 2
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
2. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
3. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INTRODUÇÃO:
A legislação brasileira, bem como a literatura contemporânea considera a democracia fator fundamental nos processos educacionais. Neste trabalho buscou-se conhecer concepção do gestor e do docente do pólo leste da cidade de Boa Vista-Roraima, quanto à gestão democrática. Os principais teóricos que respaldam esta pesquisa são, principalmente, Pedro Demo, Libâneo, Vasconcelos e os PCN´s do Ensino Fundamental e Médio, além das Diretrizes Curriculares Nacionais, e também, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96.
METODOLOGIA:
A abordagem da pesquisa é qualitativa e descritiva, utilizou-se como instrumento para coleta de dados a aplicação de questionário individual aos docentes e gestores de três escolas estaduais de Boa Vista-RR. A seleção das escolas foi feita levando em conta a localização geográfica, enquanto a seleção dos docentes participantes foi feita aleatoriamente.
RESULTADOS:
A discussão deste tema perpassa a visão dos docentes e gestores quanto ao que seja gestão democrática e os fatores que a caracterizam. Como resultado desta pesquisa, pode-se inferir que a gestão democrática dentro da percepção docente pode interferir positivamente nos resultados da ação escolar, coincidindo a com a percepção do gestor que também consideram que gestão democrática pode interferir na realidade escolar, por meio das ações previstas e planejadas no Projeto Político Pedagógico. Neste sentido, é possível atender às necessidades da comunidade, levando em consideração os principais aspectos sociais, políticos e culturais da comunidade escolar, pois o docente e o gestor devem estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento.
CONCLUSÃO:
Defende-se, portanto que a democratização escolar passa por uma postura democrática dos educadores, principalmente, enquanto trabalhadores em educação e responsáveis pela relação direta entre escola e sociedade em todos os âmbitos, quer seja no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional.
Palavras-chave: Gestão democrática, percepção da gestão, percepção docente.