Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
Fungos endofíticos isolados de Palicourea anisoloba (Rubiaceae) coletada em uma área de exploração de petróleo, Coari, AM
Michael Rubem Miranda Tiago 1
Wanderli Pedro Tadei 2
1. Bolsista - Laboartório de Malária - INPA
2. Dr. - Laboratório de Malária - INPA - Orientador
INTRODUÇÃO:
A família Rubiaceae abrange aproximadamente 637 gêneros e 10.700 espécies, que estão classificados em quatro subfamílias (Cinchonoideae, Ixoroideae, Antirheoideae e Rubioideae) e 44 tribos, sendo essencialmente tropicais. Para este trabalho foi escolhida a Palicourea anisoloba (Rubiaceae), planta que ocorre em uma área de exploração de petróleo, sendo que família Rubiaceae possui representantes com potencial toxicológico, como já observado em algumas espécies já estudadas. Os microrganismos endofíticos podem ser encontrados nos espaços inter e intracelular dos tecidos das plantas durante toda ou parte do ciclo de vida da planta, e na maioria das vezes sem causar sintomas aparentes. Os fungos endofíticos possuem grande variedade genética e, por isso, tem uma importância prática na descoberta de novos metabólitos secundários bioativos. A partir da identificação de microrganismos endofíticos que possuam potencial bioativo, novos produtos podem ser produzidos a partir destes metabólitos secundários e incluídos no controle de pragas agrícolas, ou no controle de doenças causadas por insetos vetores atuando como micoinseticidas.
METODOLOGIA:
A coleta foi realizada na Base de Operações Geólogo Pedro de Moura, Coari, AM, realizadas em Março/Julho de 2010. Foram coletadas na Estrada Porto Evandro, Estrada do Suc e Estrada do Anta. O material coletado foi descontaminado processado por maceração e fragementação para o isolamento dos fungos endofíticos, cultivados em BDA, para a identificação foram realizados microcultivos.
RESULTADOS:
Foram identificadas 65 colônias de fungos endofíticos distribuídos em 9 gêneros. A freqüência dos gêneros identificados foi de: Xilaria sp. (55,5%); Collethotricum sp. (27,7%); Nodulisporium sp. (6,2%); Nigrospora sp. (3,1%); e os gêneros Curvularia, Oidiodendron, Paecilomyces, Penicillium e Pestalotia obtiveram freqüência de (1,5%). Estudos realizados com Palicourea marcgravii, comprovaram a existência de substâncias antifúngicas isoladas do gênero Xilaria presente na planta, o que define uma possível relação entre a planta e os fungos endofíticos presentes nela no que se refere à toxidade da planta.
CONCLUSÃO:
A toxidade funciona como um mecanismo de proteção para a planta contra insetos predadores, logo tais substâncias podem ser isoladas e manipuladas para a produção de compostos, a serem utilizados no controle de pragas causadas por insetos. Com este propósito um estudo mais aprofundado sobre os gêneros de fungos que parasitam esta planta considerada como tóxica, pode oferecer informações mais eficientes no desenvolvimento de novas formulações a base de fungos endofíticos.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: diversidade, endofíticos, Palicourea.