Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
LEVANTAMENTO DE INSETOS-PRAGA EM SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA, EM ÁREA DE CERRADO, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA
Kátia de Lima Nechet 1
Alberto Luiz Marsaro Junior 2
Rinaldo Joaquim da Silva Júnior 3
Amaury Burlamaqui Bendahan 4
Roberto Dantas de Medeiros 5
1. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisadora da Embrapa Roraima. E-mail: katia@cpafrr.embrapa
2. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador da Embrapa Roraima. E-mail: alberto@cpafrr.embrap
3. Biólogo, M.Sc., Analista da Embrapa Roraima. E-mail: rinaldo@cpafrr.embrapa.br
4. Eng. Agr., M.Sc., Pesquisador da Embrapa Roraima. E-mail: amaury@cpafrr.embra
5. Eng. Agr., D.Sc., Pesquisador da Embrapa Roraima. E-mail: roberto@cpafrr.embrap
INTRODUÇÃO:
O sistema de integração lavoura-pecuária-floresta procura otimizar o uso do solo através do plantio de espécies anuais, florestais e de gramíneas para pastagem. É uma alternativa para a recuperação de áreas com florestas degradadas. Existem vários modelos de sucessão de culturas de acordo com o objetivo desejado. Os insetos-praga são organismos indesejados que estão sempre presentes em qualquer sistema produtivo vegetal. Visto que são escassas as informações a respeito da incidência de pragas em sistema de integração lavoura-pecuária-floresta, no estado de Roraima, elaborou-se este trabalho que teve como objetivo realizar o levantamento de insetos-praga nesse sistema de integração no município de Boa Vista.
METODOLOGIA:
O estudo foi conduzido no Campo Experimental Água Boa, da Embrapa Roraima, em área de Cerrado, num sistema composto por soja (Glycine max), cultivar BRS Tracajá, milho (Zea mays), cultivar BRS 1010, feijão-caupi (Vigna unguiculata), cultivar BRS Guariba, e eucalipto (Eucalyptus camaldulensis), totalizando 7 ha, no período de maio a agosto de 2010. O levantamento dos insetos-praga foi realizado ao longo do ciclo das culturas nas fases vegetativa, de florescimento e reprodutiva. As pragas foram levantadas por meio visual e também pelo pano de batida, no caso da soja e do feijão-caupi. As fases larvais das pragas foram alimentadas até o estágio adulto para posterior identificação taxonômica no Laboratório de Entomologia da Embrapa Roraima.
RESULTADOS:
As lagartas desfolhadoras observadas nas culturas da soja e do feijão-caupi foram Pseudoplusia includens e Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Noctuidae) e Omiodes indicata (Lepidoptera: Crambidae), enquanto no milho foram observadas as lagartas Spodoptera frugiperda e Helicoverpa zea (Lepidoptera: Noctuidae). Os percevejos observados na cultura da soja foram Euschistus heros, Nezara viridula e Piezodorus guildinii (Hemiptera: Pentatomidae). No feijão-caupi, além desses três percevejos, observou-se a espécie Crinocerus sanctus (Hemiptera: Coreidae). No eucalipto foi observado o besouro desfolhador Costalimaita ferruginea (Coleoptera: Chrysomelidae).
CONCLUSÃO:
Os insetos-praga encontrados no sistema de integração lavoura-pecuária-floresta são semelhantes aos encontrados em sistemas convencionais das culturas avaliadas. Para reduzir as populações desses insetos nos sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta sugere-se desenhos que levem em consideração a rotação de culturas, evitando-se o plantio simultâneo ou em sequência com culturas de mesma família botânica.
Instituição de Fomento: Embrapa
Palavras-chave: culturas anuais, eucalipto, manejo integrado de pragas.