Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
ANSEIOS DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO À FUTURA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Solange Mussato 1
Conceição de Maria Soares SIlva 2
Eledilson Mestre Braga 2
1. Profa. MSc. SECD - RR
2. Profa. Esp. SECD - RR
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho relatamos uma experiência de sala de aula, onde professores de Matemática e Geografia desenvolveram um projeto interdisciplinar com os alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José de Alencar, em 2008, cujo objetivo era investigar os anseios da população de Rorainópolis em relação à futura administração municipal.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento de tal projeto, os alunos elaboraram um questionário com 4 blocos: educação, saúde, saneamento básico e obras. O pesquisado deveria, em cada um dos blocos, enumerar, em ordem decrescente de prioridade, os elementos que julgasse necessários para a melhoria da qualidade de vida. Os blocos, educação, saúde, saneamento básico e obras eram compostos por 6, 5, 3, e 5 itens respectivamente. Também constou no instrumento de pesquisa, uma questão em aberto onde o pesquisado poderia informar até duas necessidades não contempladas nos tópicos anteriores. Para realização da pesquisa foram consultados 425 moradores. O desenvolvimento deste se deu através de: elaboração do questionário, pré-teste, validação do instrumento, coleta de dados, análise dos dados, elaboração do material de divulgação da pesquisa através de gráficos de setores. Os resultados da pesquisa foram apresentados na II Mostra Pedagógica da Escola José de Alencar e também na I Feira Roraimense de Matemática.
RESULTADOS:
A presente pesquisa apresentou os seguintes resultados: Educação: qualificação do professor (20%), estrutura física adequada das escolas (19%), creches equipadas e com atendimento integral abrangendo toda a população em diversos pontos da cidade (18%), material didático de boa qualidade (16%), merenda escolar de boa qualidade (14%) e transporte escolar (13%). Saúde: construção de mais postos de saúde com atendimento de qualidade (25%), água tratada (22%), dentista e médicos especialistas (21%), aparelhamento do laboratório (17%) e farmácia básica (15%). Saneamento básico: construção e melhoria da rede de esgoto (36%), construção de usina de esgoto (34%), melhoria na coleta de lixo (30%). Obras: asfalto (24%), iluminação pública (23%), construção de casas populares (21%), construção de praças e ginásios (18%) e parque aquático (14%). Ainda foi constatado que a população do município de Rorainópolis apresentava como necessidade: Instituto médico legal, unidade de corpo de bombeiros e uma torre de celular.
CONCLUSÃO:
Com o desenvolvimento desta pesquisa constatamos a real importância do envolvimento dos alunos em projetos desta natureza, pois com a realização da mesma, identificou a necessidade da população local nas áreas de educação, saúde, saneamento básico e obras e também, com a apresentação dos resultados da mesma em dois eventos abertos ao público, toda a comunidade, inclusive os políticos locais, tiveram a oportunidade de conhecer as reais necessidades da população local.
Palavras-chave: projeto, interdisciplinar, educação, Matemática, Geografia