Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM POMAR DE GOIABA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA, ESTADO DE RORAIMA
Alberto Luiz Marsaro Júnior 1
Beatriz Ronchi-Teles 2
Ricardo Adaime da Silva 3
Rinaldo Joaquim da Silva Júnior 4
Lidiana Lovato 5
1. Eng. Agr., Dr., Pesquisador da Embrapa Roraima, alberto@cpafrr.embrapa.br
2. Bióloga, Dra., Pesquisadora do INPA/AM, ronchi@inpa.gov.br
3. Eng. Agr., Dr., Pesquisador da Embrapa Amapá, adaime@cpafap.embrapa.br
4. Biólogo, M.Sc., Analista da Embrapa Roraima, rinaldo@cpafrr.embrapa.br
5. Bióloga, M.Sc., Profa. do IFRR, lidiana.lovato@ifrr.edu.br
INTRODUÇÃO:
No estado de Roraima a fruticultura apresenta grande relevância do ponto de vista social e econômico. Dentre os fatores que contribuem para a redução quantitativa e qualitativa dos frutos produzidos no estado, destacam-se as moscas-das-frutas. São escassas as informações sobre a ocorrência de moscas-das-frutas em pomares comercias em Roraima e, nesse sentido, este trabalho teve por objetivo estudar a flutuação populacional de Anastrepha spp. em pomar comercial de goiaba no estado.
METODOLOGIA:
Duas armadilhas tipo McPhail, contendo proteína hidrolisada, foram instaladas num pomar comercial de 1,5 hectares de goiaba, da variedade Paluma, no município de Boa Vista, permanecendo no pomar durante o período de janeiro a dezembro de 2008. Uma vez por semana coletavam-se os tefritídeos capturados e trocava-se o atrativo alimentar das armadilhas. Além disso, frutos foram coletados ao longo do estudo para verificar as espécies de Anastrepha que estavam danificando as goiabas. Nos laboratórios de entomologia da Embrapa Roraima, Embrapa Amapá e do INPA/AM, as fêmeas de Anastrepha spp. foram identificadas, por meio das características morfológicas, especialmente das asas e dos acúleos, e quantificadas.
RESULTADOS:
Coletou-se um total de 423 espécimes, sendo 296 fêmeas e 127 machos. As fêmeas pertenciam às seguintes espécies: Anastrepha striata (122), A. obliqua (42), A. zenildae (29), A. turpiniae (9), A. distincta (1), A. sp.1 (56), A. sp.2 (31), A. sp.3 (3), A. sp.4 (2) e A. sp.5 (1). A. striata foi a espécie mais abundante no período avaliado e é uma das principais pragas da goiaba no Brasil. Os maiores picos populacionais de Anastrepha ocorreram na primeira quinzena de junho, com valores médios que variaram de 4,5 a 6,0 moscas/armadilha/dia (MAD), bem acima do indicado para controle que é MAD = 1. Portanto, nesse período seria necessária a adoção de medidas de controle. Dos frutos coletados emergiram apenas a espécie A. striata.
CONCLUSÃO:
Estudos semelhantes a esse são importantes para auxiliar o produtor na tomada de decisão do controle, contribuindo para a redução do uso desnecessário e abusivo de agrotóxicos em períodos nos quais as populações das moscas-das-frutas estão abaixo do nível de controle. Novos estudos são necessários para identificar os hospedeiros das demais espécies coletadas no pomar.
Palavras-chave: fruticultura, mosca-das-frutas, nível de controle.