Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
OCORRÊNCIA DO CARVÃO COMUM (Ustilago Maydis) EM RORAIMA/BRASIL.
Anderson Strucker 1
Hugo Falkyner da Silva Bandeira 1
Luciana Baú Trassato 1
Jefferson Fernandes do Nascimento 2
1. Acadêmico do Curso de Graduação em Agronomia da UFRR (Bolsista PET-AGRO).
2. Eng. Agr. Prof Dr. Departamento de fitotecnia de Agronomia da UFRR, orientador
INTRODUÇÃO:
O carvão é considerado uma doença da cultura do milho de importância secundaria no Brasil e, portanto, não causa prejuízos significativos. Entretanto, a ocorrência é generalizada em todas as regiões do país onde se cultiva milho. A doença é bem adaptada a ambientes onde prevalecem temperatura entre 26°C e 34°C e baixa umidade. Plantas que sofrem estresse hídricos, que recebem altas doses de nitrogênio ou que foram despendoadas são mais suscetíveis a doença. O fungo sobrevive no solo na forma de teliosporos. O objetivo do trabalho foi identificar o agente etiológico da doença nas espigas de milho.
METODOLOGIA:
Amostras de espigas de milho da variedade “sabugo fino” plantadas em área de assentamento no município do Cantá-RR, naturalmente infectadas foram analisadas no laboratório de fitopatologia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima. Observou-se a formação de galhas nos grãos recobertas por uma membrana de cor branca, aspecto brilhante, formadas por massas de esporos negros. A partir da massa de esporos estruturas do patógeno foram transferidas para uma lâmina contendo uma gota de azul de algodão e recoberta com uma lamínula. Em seguida, a lâmina foi observada ao microscópio com aumento de 40X.
RESULTADOS:
Observou-se a presença de teliosporos elipsóides, equinulares, de cor marrom a preta, com 8-11 µm de diâmetro, que confere com a descrição do fungo Ustilago maydis, pertencente a classe basidiomycetes, ordem ustilaginales e família ustilaginaceae.
CONCLUSÃO:
Este é o primeiro relato da doença no estado de Roraima.
Palavras-chave: fitopatologia, milho, Zea mays.