Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia
MIGRAÇÃO LABORAL TRANSNACIONAL: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO DOS IMIGRANTES BRASILEIROS NA CIDADE DE SANTA ELENA DO UAIRÉN (VENEZUELA)
Ana Paula Teixeira da Cruz UFRR
Francilene dos Santos Rodrigues UFRR
1. Ana Paula Teixeira da Cruz UFRR
2. Francilene dos Santos Rodrigues UFRR
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objeto as relações sociais de trabalho dos brasileiros que vivem em Santa Elena do Uiarén, no município da Gran Sabana, no estado Bolívia (Venezuela). O objetivo da referida pesquisa foi investigar as condições de trabalho, os direitos trabalhistas e as estratégicas de sobrevivência destes imigrantes.
METODOLOGIA:
Para a realização da pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa e os instrumentos de coleta de dados foram a etnografia por meio da observação dos espaços e condições de trabalho e a realização de entrevistas abertas e semidirigidas tanto com trabalhadores quanto empregadores brasileiros na cidade de Santa Elena. O perfil dos entrevistados é de pessoas de ambos os sexos, com idade entre 20 e 60 anos, trabalhando em diversos ramos da economia local e desenvolvendo diferentes atividades profissionais. A pesquisa foi realizada entre os meses de janeiro a junho de 2010.
RESULTADOS:
A pesquisa demonstrou que os brasileiros migram em busca de melhores oportunidades de trabalho e renda, principalmente por não perceberem tais condições no país de origem. Foi verificado que a maior parte dos brasileiros trabalha no comércio local em lojas de confecção e no comercio de gêneros alimentícios, principalmente naqueles cujos proprietários são brasileiros. No entanto, foi verificado que muitos brasileiros trabalham sem garantia de quaisquer direitos trabalhistas, uma vez que muitos deles vivem de formar irregular (indocumentados) e, por isso, acabam se submetendo a processos de exploração e expropriação da sua mão-de-obra. Apesar disso, os brasileiros continuam se deslocando na perspectiva de conseguirem se estabilizar economicamente e garantir melhores condições de vida. Uma das nossas conclusões é que apesar dos brasileiros garantirem o funcionamento da economia local, os mesmo trabalham em condições precárias.
CONCLUSÃO:
Constatou-se que muitos brasileiros trabalham sem garantia de quaisquer direitos trabalhistas, uma vez que muitos deles vivem de formar irregular (indocumentados) e, por isso, acabam se submetendo a processos de exploração e expropriação da sua mão-de-obra. Apesar disso, os brasileiros continuam se deslocando na perspectiva de conseguirem se estabilizar economicamente e garantir melhores condições de vida.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
Palavras-chave: Brasil, Venazuela, Condições de Trabalho.