Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CARACTERÍSTICAS AGRONOMICAS DO FEIJÃO-CAUPI EM FUNÇÃO DAS DOSES DE MANGANÊS
NÁDIA SOUZA DOS SANTOS 1
SANDRA CÁTIA PEREIRA UCHOA 2
ANTONIO CESAR SILVA LIMA 3
JOSE MARIA ARCANJO ALVES 4
1. Bolsista PET-AGRO, graduanda do Curso de Agronomia
2. Prof. Dr. Associada II, Depto de Solos e Engenharia Agrícola/CCA/UFRR
3. Prof. Dr. Adjunto IV, Dept de Fitotecnia/CCA/UFRR
4. Prof. Dr. Associado II, Dept de Fitotecnia/CCA/UFRR
INTRODUÇÃO:
O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) é uma das leguminosas mais cultivadas nas regiões tropicais e subtropicais. O seu cultivo possui importância tanto do ponto de vista econômico quanto social, compondo a dieta básica da população brasileira. Dentre os micronutrientes utilizados pela cultura, o manganês desempenha importantes funções na planta destacando a participação na fotossíntese, no metabolismo de nitrogênio e também nos compostos cíclicos como precursor de aminoácidos aromáticos, hormônios (auxinas), fenóis e ligninas.
METODOLOGIA:
Com o objetivo de avaliar o efeito de doses de manganês nas características agronômicas do feijão caupi (UFRR Grão Verde) implantou-se um experimento, durante os meses de junho a setembro de 2008, em delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições e cinco tratamentos compostos por cinco doses de Mn (g ha-1): T0– 0; T1 – 75; T2 – 150; T3 – 300; T4 – 600, fonte cloreto de manganês. A parcela experimental foi constituída por seis linhas de 5,0 m de comprimento com espaçamento de 0,50 m entre linhas, totalizando 15 m2 de área e área útil de 4,0 m2. Foram avaliadas as seguintes variáveis: altura da planta (cm), número de ramos, comprimento do maior ramo (cm) e produtividade de vagem verde (kg ha-1).
RESULTADOS:
A aplicação de Mn proporcionou um aumento na altura das plantas, número de ramos, comprimento do maior ramo e produtividade de vagem verde conforme modelo quadrático. As plantas apresentaram incrementos em altura, número de ramos e comprimento do maior ramo com dose superior a 271 e inferior a 321 g ha-1 de Mn. O incremento máximo em produtividade de vagem verde determinado pela adição de doses de Mn foi de 904 kg ha-1. A dose de máxima eficiência técnica (MET) foi de 201 g ha-1 de Mn, para uma produtividade de 5.678,91 kg ha-1 de vagens.
CONCLUSÃO:
Diante dos resultados obtidos, conclui-se que a aplicação de Mn proporcionou efeito positivo nas características agronômicas das plantas de feijão-caupi refletindo no aumento de produtividade de vagens verdes
Instituição de Fomento: Apoio PET-AGRO e CNPq/PIBIC
Palavras-chave: Roraima, micronutriente, Vigna unguiculata.