Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DO GRUPO COLIFORME FECAL COMO INDICADOR DE BALNEABILIDADE DE PRAIAS DO RIO NEGRO, MANAUS-AM
Adriano Nobre Arcos 1
Hillândia Brandão da Cunha 2
Wanderli Pedro Tadei 3
1. Mestrando em Biotecnologia UEA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
2. Dra CPCRH - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
3. Prof. Dr CPCS - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
INTRODUÇÃO:
O rio Negro apresenta uma área de aproximadamente 700 km2 por mais de 1000 quilômetros de extensão, sendo o terceiro maior tributário do rio Amazonas quanto à descarga, que é, em média, de 30.000 m3/ seg, e o quinto maior rio do mundo. Nasce na região pré-andina da Colômbia e corre ao encontro do Solimões, para formar o Amazonas, (LEENHEER, 1980). Sua cor é oriunda da drenagem dos solos ricos em solutos húmicos dissolvidos, provenientes da matéria orgânica em decomposição alóctone da floresta e compõem cerca de 50% do material orgânico solúvel, sendo responsável pelas características físicas e químicas que refletem a uma baixa condutividade e pH ácidos (entre 4,0 e 5,5) (CHAAR et al,. 1997; LEENHEER e SANTOS, 1980). Assim, o estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em PRÓPRIA (abaixo de 1.000 coliformes em 80% ou mais das amostras das cinco semanas consecutivas) e IMPRÓPRIA (acima de 1.000 coliformes em 20% ou mais das amostras) para o banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA nº 274/2000. O trabalho buscou avaliar as condições de balneabilidade das praias do Tupé, Lua e Ponta Negra e classificá-las conforme os padrões e critérios determinados pela resolução CONAMA n° 274/2000.
METODOLOGIA:
A amostragem foi realizada durante os meses de Setembro e Outubro de 2008 (Estiagem) e Abril e Maio de 2009 (Cheia), onde as coletas de água eram realizadas na superfície com o auxílio de frascos estéreis em nove pontos, sendo distribuídos três pontos em cada praia a Montante, Meio e Jusante. O material coletado foi submetido a exames bacteriológicos no Laboratório de Química Ambiental do CPCRH/INPA, utilizando método de análise para determinação do Número Mais Provável (NMP) de coliformes totais e fecais com a técnica dos Tubos Múltiplos, consiste em dois procedimentos: teste presuntivo que irá favorecer o crescimento de coliforme total e o teste confirmativo que irá crescer apenas coliformes fecais, sendo conhecido também como meio seletivo (CETESB, 2004).
RESULTADOS:
As praias da Lua e Ponta Negra no período de estiagem apresentaram valores de bactérias termotolerantes (E. coli) na água acima do estipulado pelo Conama que é acima de 1.000 coliformes fecais para cada 100 mL de água, sendo suas águas classificadas em impróprias para o banho neste período. Entretanto a praia do Tupé manteve-se na classificação de própria. Enquanto que no período de águas altas (cheia) as três praias estudadas mantiveram-se na categoria própria, estando entre Satisfatórias e Excelentes.
CONCLUSÃO:
Apesar da quantidade de matéria orgânica lançada de esgotos domésticos e efluentes orgânicos e inorgânicos na praia da Ponta Negra, as águas deste rio que banham as principais praias da região ainda apresentam características naturais devido ao seu forte poder de “autodepuração” principalmente na época de águas altas onde o volume de água deste rio é maior fazendo com que a carga poluidora e bactérias sejam diluídas.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq
Palavras-chave: Qualidade da água, coliformes, CONAMA.