Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DA MACAXEIRA CONSORCIADA COM FEIJÃO-CAUPI EM DIFERENTES ARRANJOS, NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA-RR
José de Anchieta Alves de Albuquerque UFRR
José Maria Arcanjo Alves UFRR
Sandra Cátia Pereira Uchôa UFRR
Larisse Souza de Campos Oliva UFRR
Beroaldo Carneiro Evangelista UFRR
João Luiz Lopes Monteiro Neto UFRR
1. Professor Doutor, Orientador. Depto. Fitotecnia/CCA/UFRR
2. Professor Doutor, Colaborador. Depto. Fitotecnia/CCA/UFRR
3. Professora Doutora, Colaboradora. Depto. Solos/CCA/UFRR
4. Acadêmica do Cuso de Agronomia. Bolsista do PIBIC/CNPq
5. Acadêmico do Cuso de Agronomia. Bolsista do PET-AGRO/UFRR
6. Acadêmico do Cuso de Agronomia. Bolsista do PET-AGRO/UFRR
INTRODUÇÃO:
O consórcio é um sistema de cultivo tradicional nos países em desenvolvimento dos trópicos, e consiste no cultivo simultâneo de duas ou mais culturas numa mesma área. Este sistema de cultivo é empregado sobretudo pelos pequenos produtores, pelos agricultores de subsistência, que contam com pouca terra, mão-de-obra abundante para a área de que dispõem e pouco capital. Objetivou-se com este trabalho avaliar as características agronômicas da macaxeira em sistema consorciado com a cultura do feijão-caupi, em diferentes arranjos, no município de Boa Vista-RR.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado no campo experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Roraima. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram: fileira simples de macaxeira em monocultivo, fileira simples de macaxeira mais uma linha de feijão-caupi, fileira dupla de macaxeira em monocultivo, fileira dupla de macaxeira mais uma linha de feijão-caupi, fileira dupla de macaxeira mais duas linhas de feijão-caupi, fileira dupla de macaxeira mais três linhas de feijão-caupi e feijão-caupi em monocultivo. As parcelas tiveram 6,0 m de comprimento por 6,0 m de largura, com área útil de 8,0 m2 para os tratamentos de fileiras simples de macaxeira em monocultivo e com feijão-caupi entre as linhas; 10 m2 para os tratamentos de fileiras duplas; e 4 m2 para feijão em monocultivo.
RESULTADOS:
As características avaliadas neste trabalho foram apenas da cultura da macaxeira.
CONCLUSÃO:
No sistema consorciado, os tratamentos em monocultivos formados por fileiras simples de mandioca e fileira simples de feijão apresentaram maiores valores de produtividade de raízes frescas. Não houve diferença entre os tratamentos nas características peso da parte aérea e índice de colheita.
Instituição de Fomento: PIBIC-CNPq
Palavras-chave: Manihot esculenta, Vigna unguiculata, consórcio.