Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEPGRÁFICAS (SIG)- TEPEQUÉM/RR
Drielly da Costa Vilhena 1
Stélio Soares Tevares Júnior 2
Luíza Câmara Beserra Neta 3
1. Granduanda em Geografia - UFRR
2. Prof. Dr. -Depto de Geologia - UFRR
3. Profª. Dr.- Depto de Geografia - UFRR
INTRODUÇÃO:
O estudo intitulado SIG - Serra do Tepequém tem como área de estudo a região da Serra do Tepequém, que faz parte do município de Amajarí ao norte do Estado de Roraima. Devido suas características fisiográficas, desperta a curiosidade de um número considerável de pesquisadores e turistas. Em razão desse grande interesse às atividades turísticas, objetivou-se a elaboração de um Sistema de Informações Geográficas com a finalidade de reunir informações cadastrais e temáticas dos aspectos sócioambientais, bem como dos geográficos e geológicos, os quais proporcionam todo este potencial geoturistico à Serra do Tepequém. Inicialmente gerou-se um banco de dados no ambiente do Spring por meio da importação de dados cadastrais coletados a partir de questionários georreferenciados, bem como aquisição de pontos do sistema UTM referentes às trilhas, mirantes, cachoeiras, cavernas, voçorocas e outros pontos de interesse geoturistico, possibilitando a manipulação de tabelas de dados cadastrais, operações de edição de mapas e técnicas de integração de dados digitais e elaboração de diversos produtos como mapas cadastrais e temáticos, bem como, produtos integrados.
METODOLOGIA:
Foram utilizados dados provenientes dos sensores SAR/R999 e CCD/CBERS que correspondem à imagem de radar e a multiespectral respectivamente. Nestes dados foram aplicados inicialmente às operações de pré-processamento e operações de realce, para a posterior técnica de fusão via IHS e procedimentos fotointerpretativos. Os procedimentos metodológicos, consistiram inicialmente na realização do levantamento bibliográfico e cartográfico de trabalhos anteriores, bem como a aquisição de imagens fotográficas de detalhes dos pontos geoturístico e coleta de pontos de controle no terreno (Sistema UTM) obtidos em trabalhos de campo. Posteriormente foram iniciados os procedimentos de entrada dos dados em ambiente de sistema de informação geográfica, para a posterior operação de edição vetorial, bem como a confecção da tabela de atributos. Em seguida, estes dados foram manipulados e editados no aplicativo Arcgis 9.2, visando a confecção dos mapas finais.
RESULTADOS:
A reunião de informações pertinentes à serra do Tepequém, resultou em um produto que contempla tanto dados temáticos, referentes à vegetação, formas de relevo e aspectos geológicos como dados cadastrais referentes aos aspectos socioambientais da serra em um banco de dados. Este banco de dados possibilitou a manipulação de tabelas de dados cadastrais, operações de edição de mapas, técnicas de integração de dados digitais e elaboração de diversos produtos como mapas cadastrais referentes às questões socioambientais da serra, mapas temáticos sobre a vegetação e formas de relevos, bem como, produtos integrados. Para tal, o ambiente de SIG (Sistema de Informação Geográfica), auxiliou no gerenciamento e análise das informações relevantes, possibilitando a reunião das informações pertinentes à serra, proporcionando assim, a elaboração dos mapas cadastrais e temáticos à comporem o (SIG)-Serra do Tepequém/RR.
CONCLUSÃO:
O SIG vem contribuir para o melhor conhecimento das potencialidades que a Serra do Tepequém oferece, possibilitando a geração de novas alternativas de renda para a comunidade local. Dessa forma suas informações foram disponibilizadas como fonte de pesquisa a comunidade residente na serra e distribuído às escolas da rede pública e privada para serem utilizados como um recurso didático, sendo assim, um banco de dados de consulta para pesquisadores e demais estudiosos interessados na temática.
Palavras-chave: SIG, banco de dados, serra do tepequém.