Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
LEVANTAMENTO DE HOSPEDEIROS DE Anastrepha spp. (DIPTERA: TEPHRITIDAE) NOS MUNICÍPIOS DE BOA VISTA, BONFIM E PACARAIMA, ESTADO DE RORAIMA
Alberto Luiz Marsaro Júnior 1
Beatriz Ronchi-Teles 2
Ricardo Adaime da Silva 3
Rinaldo Joaquim da Silva Júnior 4
Lidiana Lovato 5
1. Eng. Agr., Dr., Pesquisador da Embrapa Roraima, alberto@cpafrr.embrapa.
2. Bióloga, Dra., Pesquisadora do INPA/AM, ronchi@inpa.gov.br
3. Eng. Agr., Dr., Pesquisador da Embrapa Amapá, adaime@cpafap.embrapa.br
4. Biólogo, MSc., Analista da Embrapa Roraima, rinaldo@cpafrr.embrapa.br
5. Bióloga, MSc., Profa. do IFRR, lidiana.lovato@ifrr.edu.br
INTRODUÇÃO:
As moscas-das-frutas destacam-se como importantes pragas para a fruticultura em todo o mundo. Esses insetos infestam e danificam uma grande diversidade de fruteiras nativas e exóticas. O conhecimento dos hospedeiros dos tefritídeos é importante para o sucesso do manejo integrado de pragas na fruticultura. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo realizar o levantamento de frutos hospedeiros de Anastrepha spp. nos municípios de Boa Vista, Bonfim e Pacaraima.
METODOLOGIA:
No período de maio a outubro de 2008, coletaram-se frutos maduros, diretamente das plantas e também caídos recentemente no solo, totalizando 40,48 kg, de dez espécies vegetais: Spondias mombin (taperebá), Spondias purpurea (seriguela), Eugenia stipitata (araçá-boi), Psidium guajava (goiaba), Averrhoa carambola (carambola), Inga edulis (ingá-cipó), Malpighia punicifolia (acerola), Psidium acutangulum (araçá-pera), Eugenia uniflora (pitanga) e Pouteria caimito (abiu). Os frutos foram acondicionados em caixas de isopor teladas e transportados até o Laboratório de Entomologia da Embrapa Roraima, para obtenção dos pupários e posterior emergência de adultos de Anastrepha. Nesse laboratório e também nos laboratórios de entomologia da Embrapa Amapá e do INPA, as fêmeas de Anastrepha spp. foram identificadas, por meio das características morfológicas, especialmente das asas e dos acúleos, e quantificadas.
RESULTADOS:
Foram obtidos 1.435 pupários, dos quais emergiram 1.033 adultos da família Tephritidae. Foram obtidas quatro espécies de Anastrepha: A. obliqua (165), A. distincta (156), A. striata (148) e A. serpentina (70). A. obliqua foi obtida de frutos de araçá-boi, araçá-pera, acerola, carambola, pitanga, seriguela e taperebá, enquanto A. striata foi coletada em frutos de araçá-pera e goiaba, A. distincta em ingá-cipó e A. serpentina em abiu. Com relação ao índice de infestação, em pupários/kg de fruto, o maior valor foi obtido em abiu (161,94) e o menor em ingá-cipó (1,96).
CONCLUSÃO:
O conhecimento dos frutos hospedeiros das espécies de Anastrepha é importante para a elaboração de um programa eficiente de manejo integrado de moscas-das-frutas e, também, para a consolidação da fruticultura no estado de Roraima. Novos estudos sobre a bioecologia dessas pragas devem ser realizados.
Palavras-chave: fruticultura, manejo integrado de pragas, moscas-das-frutas .