Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
OS EPHEMEROPTERA EM DUAS GRADES DE SAVANA DO PPBIO DE RORAIMA ¹
Monica Maria Alonso Marques 2
Lorrane Aesha Malta Feitoza 2
José Wlcleber Leal Castro 2
Vânia Graciele Lezan Kowalczuk 3
1. Apoio financeiro do CNPq
2. Academicos do Curso de Graduação em Ciências Biologicas da UFRR
3. Biologa, Professora Doutora do Centro de Estudos da BiodIversidade da UFRR
INTRODUÇÃO:
A ordem Ephemeroptera, composta atualmente por cerca de 4000 espécies, constitui o grupo mais antigo dentre os insetos alados. Suas larvas são sensíveis a poluentes e outros tipos de distúrbios ambientais, sendo bastante importantes em programas de biomonitoramento da qualidade de águas. Este projeto teve como objetivo conhecer a diversidade e ecologia das larvas de Ephemeroptera do Estado de Roraima nas grades do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.
METODOLOGIA:
São quatro as grades do PPBio, sendo duas localizadas em unidades de conservação e em ambientes com mata fechada e manchas de savana e campinarana (Ilha de Maracá e Viruá) e duas localizadas dentro do Município de Boa Vista com predomínio de savana (uma no Campus Experimental do Cauamé da UFRR e outra no Campus Experimental do Água Boa da Embrapa), caracterizando os diferentes ecossistemas de Roraima. Neste estudo foram amostradas as duas grades da área de savana.
RESULTADOS:
Foram encontradas três famílias de Ephemeroptera diferentes (Baetidae, Caenidae e Polymitarcydae). Foram amostrados 321 indivíduos em três famílias: Baetidae (129) com 40,19% dos registros, a família Caenidae (189) com 58,88% e a família Polymitarcydae (3) com 0,93%. Sendo que no período seco o numero de indivíduos coletados por amostra foi bem maior que no período chuvoso, respectivamente na coleta dos dias 24 e 25 de fevereiro de 2010, no Cauamé a família Caenidae esta com (18) exemplares, Baetidae com (84) exemplares e a família Polymitarcydae com (3) exemplares encontrados e no Água Boa a família Caenidae esta com (165) exemplares e a família Baetidae com (13) exemplares.
CONCLUSÃO:
Já nas coletas de junho e outubro de 2009 no período chuvoso no Cauamé foram encontradas nas famílias: Caenidae um único representante e Baetidae com (7) exemplares na primeira coleta, e as famílias: Caenidae com (5) representantes e Baetidae com (25) exemplares na segunda coleta.
Instituição de Fomento: Apoio financeiro do CNPq
Palavras-chave: Ephemeroptera, Bioindicadores, Biodiversidade, Savana.