Reunião Regional da SBPC em Boa Vista
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Densidade do Solo e Estabilidade de Agregados de Latossolo Amarelo Distrófico em Cultivo de Algodão Corrigido com Doses Diferentes de Calcário e Gesso
Helen Thaís Pereira de Góes 1
Valdinar Ferreira Melo 2
Pedro Paulo Ramos Ribeiro Nascimento 3
1. Graduanda em Agronomia- UFRR, Bolsista CNPq/PIBIC
2. Eng., Dsc., Prof. do Depto de Solos e Engenharia Agrícola-UFRR
3. Graduando em Agronomia-UFRR, Bolsista CNPq/PIBIC
INTRODUÇÃO:
Conhecer a física do solo se faz importante quando pretende-se alcançar o trinômio- produtividade, qualidade e manejo do solo.A degradação do solo implica em fatores como compactação, dificuldade de infiltração de água e raízes no solo, afetando diretamente a produtividade. A matéria orgânica atua como principal agente de formação e estabilização de agregados. O teor de argila pode indicar agregação, pois existe alta correlação entre o conteúdo de argila e agregação a medida que a matéria orgânica diminui (Amaro Filho, 2006). A introdução de cultivo reduz a matéria orgânica e a quantidade de macroagregados, modificando a agregação(Melo,1993).A densidade esta relacionada ao grau de compactação do solo influenciado pelo manejo. A cultura do algodão pode ser uma alternativa viável para as condições do cerrado de Roraima. Porém, necessita de solos corrigidos em profundidade para crescer e desenvolver bem em locais com presença de acidez elevada. Os solos das savanas de Roraima apresentam baixa fertilidade, baixos teores de matéria orgânica problema de adensamento. O objetivo neste trabalho foi avaliar a densidade do solo e a estabilidade de agregados em um Latossolo Amarelo Distrófico submetido a cultivo de algodão e corrigido com doses diferentes de calcário e gesso.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em um Latossolo Amarelo, textura franco-arenosa em ecossistema de savana localizado no Campus Experimental Água Boa, pertencente a EMBRAPA-RR. Anterior ao plantio foram feitas análises químicas do solo incluindo teor de argila e matéria orgânica, no laboratório de fertilidade de solos da EMBRAPA/RR. O delineamento do ensaio foi em blocos ao acaso, com três doses de calcário (0,00, 1,75 e 3,50 t ha-1 interagindo com três doses gesso agrícola (0,0 0,8, e 1,6 t ha-1) com três repetições, resultando nos seguintes tratamentos: T1 = 0C x 0 G; T2 = 0C x 1,6G; T3 = 1,75C x 0,8G; T4 = 3,5C x 0G; T5 = 3,5C x 1,6G, em t ha-1. Após a colheita do algodão foram abertas mini trincheiras nas profundidades de 0-10, 10-20, 20-30, 30-40 cm.Em cada profundidade foram coletadas amostras indeformadas para determinação de densidade do solo e amostras deformadas para análises químicas e físicas. A estabilidade de agregados por via úmida foi determinada conforme EMBRAPA (1997).
RESULTADOS:
Com relação a estabilidade de agregados e densidade do solo não houve diferença significativa entre os tratamentos e sim entre profundidades. Para densidade houve diferença apenas na camada de 30-40cm, resultando em menores valores, indicando que nesta camada há menos compactação do solo em comparação com as sobrejacentes. As maiores variações de DMP em função de profundidades foi no tratamento sem corretivo. Os maiores valores encontrados de DMP foram para os tratamentos dois e quatro na camada de 0-10, indicando maior eficiência na agregação. Nas camadas de 10-20 não houve incrementos atenuantes entre os tratamentos. Com o cultivo, o teor de argila aumentou entre as camadas e o de matéria orgânica diminuiu 0,4% na camada de 0-10, e aumentou novamente na camada de 40-60 atribuído ao sistema de raízes do cultivo. Este aumento de matéria orgânica pode estar relacionado a presença de raízes mais profundas introduzidas pelo cultivo, garantindo nessas camadas juntamente com o teor de argila a estabilidade de agregados exposta.
CONCLUSÃO:
Os tratamentos com calcário e gesso não influenciaram a estabilidade de agregados no solo, nem na densidade do solo. Porem o teor de matéria orgânica reduziu com a introdução de cultivo em primeira safra. Se o teor de matéria orgânica decrescer no valor de 0,4% em cada safra na camada arável, pode haver um com comprometimento da estabilidade de agregados, aumentando-se a densidade, reduzindo macroporos e aumentando o grau de compactação, tornando-se ao longo do tempo inviável a produção.
Palavras-chave: agregação do solo, matéria organica, savana.